Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 207 of 233Next

O vinculo entre os múltiplos agentes promotores de cuidado da saúde e o sujeito é essencial para uma aliança terapêutica positiva e também para estabelecer assiduidade e compromisso do sujeito. Do ponto de vista psicanalítico, a aliança terapêutica é essencial para que ocorra a associação livre de forma coerente, pautada na verdade e dentro do possível, sem filtros. Ainda assim, ocorrerão resistências que o analista deve ser capaz de manejar.

Quando a proposta de um plano de atendimento, o atendimento psicanalítico é desorganizado no ponto de vista de que cada sessão é única e pautada na individualidade do discurso do sujeito, porém, pode-se determinar quantidade de sessões esperadas, ações conjuntas com profissionais da saúde quando necessário e promoção da saúde mental por meio de ações culturais que permitam que o sujeito exerça sua individuação e sublime as diversas mazelas que encontra no âmbito social e particular de seu ser.

É muito importante o relacionamento entre o sujeito analisado e o profissional. Quando há confiança, a transferência se determina de maneira mais abrangente e assim, o profissional poderá orientar e ajudar melhor o paciente.

Com o Cuidado Horizontal, promoveria uma relação baseada no reconhecimento mútuo, na corresponsabilidade e no respeito às singularidades de cada indivíduo envolvido, porque haveria o reconhecimento, construção de vínculos, cuidado centrado na pessoa, nas relações, transformando o cuidado em um processo colaborativo, dando também a oportunidade de um diálogo e uma construção conjunta, criando um ambiente onde o cuidado é mais inclusivo, participativo e efetivo, respeitando as subjetividades e promovendo maior equidade na relação de cuidado. Se alinha a práticas mais democráticas e humanizadas, sendo fundamental para a promoção de saúde integral e para ações sociais mais inclusivas.

O espaço de saúde precisa ser humanizado levando em conta o ser humano como biopsicosocialespiritual. É necessário uma equipe multidisciplinar a fim de atender o indivíduo em todas as suas demandas, priorizando não só suas queixas, mas as causas que levem a tais queixas. Além disso, observar o tipo de ambiente, cultura e contexto que cada paciente está inserido. Acredito que esse acolhimento é benéfico para ambas as partes (profissionais e pacientes), tendo em vista que é necessário que haja essa boa interação/identificação/confiança para que pacientes possam aderir ao tratamento, tenham entendimento das propostas e abordagens desenvolvidas à fim de seguirem as orientações e ter melhores resultados em suas abordagens terapêuticas.

O atendimento se fundamenta na ética da psicanálise, que reconhece o sujeito como ativo no processo de análise, promovendo um espaço seguro para que ele acesse suas questões mais profundas. A postura do terapeuta, longe de oferecer respostas prontas, é a de acolher, interpretar e refletir em conjunto, respeitando o tempo e o ritmo do sujeito. Essa abordagem possibilita uma transformação que não é imposta, mas que surge do próprio processo de escuta e construção conjunta, permitindo ao sujeito resignificar suas relações e compreender suas próprias redes de sentido de maneira autônoma e integrada

Eu fazendo parte da equipe, iaria solicitar uma reunião para entender o que esta acontecendo. Os paciente precisam de atenção, e o profissional da saude está apto para atender esta demanda.

Depois ia conversar com os pacientes, falar de formas que eles entedam o processo do tratamento. nuitos não entendem a parte tecnica.

e por fim,  ia solicitar a todos os profissionais que estão na linha de frente, uma solução para o procedimento que melhor se adequa aos pacientes.

Valorizar os vínculos e reconhecer o usuário como sujeito transforma o cuidado em um processo participativo e horizontal, rompendo hierarquias e promovendo acolhimento, ética e eficácia.

A Reciprocidade e respeito mútuo e responsabilidade, onde o usuário está sendo reconhecido como agente ativo, descentralizando o poder e valorizando sua autonomia, relação de confiança é de suma importância dentro da horizontalidade do atendimento à saúde.

Tanto o profissional quanto o usuário compartilham conhecimentos próprios, comprometendo-se a um ambiente de cuidado mútuo. Processo dialógico e participativo.

Para que os resultados sejam mais efetivos, considerando também os pontos de vistas dos sujeitos envolvidos na discussão. Criando assim, uma relação de respeito e confiança.

Infelizmente falta muito preparo de alguns profissionais ,sem tato na hora da abordagem com pacientes

Os centros de assistências psicossociais não conseguem atender a demanda da população ,isso é lamentável

Falta foco em quem realmente precisa ,não se trata dos profissionais ,e sim dos pacientes.

PreviousPage 207 of 233Next