Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 219 of 222Next

A dinâmica horizontal incentiva a co-criação do processo terapêutico, onde ambos, usuário e profissional, colaboram na construção do conhecimento perseguindo melhores soluções. A| criação de um espaço horizontal é essencial para a prática de cuidado mais humanizada e eficaz, já que reconhece a importância da relação subjetiva.

O psicanalista no âmbito de atenção psicossocial em saúde trabalhará juntamente a outros profissionais da saúde para corroborar com o tratamento de pacientes na atenção básica.

Nesse caso o profissional psicanalista poderá assessorar os demais profissionais da saúde no conhecimento terapêutico, assim como, realizar atendimentos individuais a pacientes que necessitem de apoio psicanalítico.

O desenvolvimento de cada um depende exclusivamente ao tipo de sua abordagem

Primeiramente temos que fazer o estudo de caso, analisar questões físicas e metafisicas. Para que seja feito o acolhimento humanizado sem menosprezar suas dores fisícas.

Dentro do possível, o espaço deve ser o mais acolhedor, da mesma forma os profissionais do atendimento. Além disso, o atendimento deve ser individualizado, porque apesar das pessoas terem as mesmas doenças ou os mesmos sintomas, são pessoas diferentes. É o que pode-se chamar de tratamento holístico.

É necessario olhar aonde os outros nao enxergangam com essas ferramentas minusciosas

A troca de experiencia com os demais colegas profissionais é essencial para traçar um método de tratamento adequado.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição do usuário possibilita a constituição de um cuidado horizontal porque fortalece a relação terapêutica.

Isso promove a autonomia do usuário, valoriza o seu conhecimento e participação, e contribui para a humanização dos serviços de saúde. 

Um paciente que sofre com alguma neurose, em geral, necessita de um cuidado multidisciplinar, não somente com psiquiatra, mas com psicólogo e psicanalista. A psicologia, normalmente, no Brasil, trabalha com modelos cognitivos-comportamentais descendentes das correntes Behavioristas. Esse modelo pode ajudar nas contenções de sintomas e amenizando somatizações, mas segundo as correntes psicanalistas, não trata a causa base do transtorno. O psicanalista, com o tempo de trabalho, pode auxiliar o acesso do paciente ao seu próprio inconsciente e tratar diretamente o trauma passado. Em alguns casos mais severos, de transtornos graves, necessitaria de uma associação com medicações. De toda forma, seria necessário um planejamento conjunto, com passos a ser seguidos por cada profissional, mas de forma coordenada.

Ao reunir diferentes saberes, a equipe interdisciplinar permite uma visão mais abrangente do indivíduo, considerando aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Isso possibilita uma compreensão mais profunda das causas e consequências dos problemas de saúde, promovendo um atendimento integral, que vai além da doença, considerando o sujeito em sua totalidade. Essa abordagem leva em conta não apenas as necessidades biológicas, mas também as emocionais e sociais, a equipe interdisciplinar pode ser composta  por psiquiatras, psicólogos, médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais oferece um cuidado integral ao individuo.

PreviousPage 219 of 222Next