Desafio - Módulo IV
Citação de ALEXANDRE VICHI DE ALMEIDA em julho 21, 2026, 5:12 pmPorque fornece ao paciente ou usuário uma proposta de tratamento mais acolhedora, onde ele se sentirá ouvido e cuidado, não por um profissional frio e distante, mas por alguém que realmente se importa com o seu bem estar.
Porque fornece ao paciente ou usuário uma proposta de tratamento mais acolhedora, onde ele se sentirá ouvido e cuidado, não por um profissional frio e distante, mas por alguém que realmente se importa com o seu bem estar.
Citação de Catiane Reis em julho 29, 2026, 3:35 pmNesse contexto de setor de saúde pública, faz se nessecesario uma nova formulação e organização dos profissionais de saúde se organizarem visando o bem estar dos pacientes e acolhimento.
Para que o paciente em condições de transtorno seja aclhido da forma mais segura possível
Nesse contexto de setor de saúde pública, faz se nessecesario uma nova formulação e organização dos profissionais de saúde se organizarem visando o bem estar dos pacientes e acolhimento.
Para que o paciente em condições de transtorno seja aclhido da forma mais segura possível
Citação de Caio Lourenco Oliveira e Santana em julho 30, 2026, 1:30 pmA psicanalise ajuda a perceber que cada indivíduo é único em si mesmo e por isso o tratamento horizontalizado é importante para a centralização da pessoa, o que torna mais eficaz o processo.
A psicanalise ajuda a perceber que cada indivíduo é único em si mesmo e por isso o tratamento horizontalizado é importante para a centralização da pessoa, o que torna mais eficaz o processo.
Citação de Carina Wahl de Almeida em agosto 1, 2026, 12:28 amO artigo “Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio” propõe uma aproximação entre a psicanálise e as neurociências, comparando o conceito de Eu em Freud com o de Self em António Damásio. O principal ponto de encontro entre os autores é a compreensão de que o corpo é fundamental para a construção da experiência de quem somos.
Em Freud, o Eu se desenvolve a partir das experiências e sensações corporais, enquanto Damásio entende que o Self se constrói inicialmente pelo mapeamento contínuo dos estados do corpo pelo cérebro. Assim, apesar das diferenças entre as duas teorias, ambas mostram que mente, corpo, emoções e identidade estão profundamente interligados, possibilitando um diálogo importante entre psicanálise e neurociência.
O artigo “Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio” propõe uma aproximação entre a psicanálise e as neurociências, comparando o conceito de Eu em Freud com o de Self em António Damásio. O principal ponto de encontro entre os autores é a compreensão de que o corpo é fundamental para a construção da experiência de quem somos.
Em Freud, o Eu se desenvolve a partir das experiências e sensações corporais, enquanto Damásio entende que o Self se constrói inicialmente pelo mapeamento contínuo dos estados do corpo pelo cérebro. Assim, apesar das diferenças entre as duas teorias, ambas mostram que mente, corpo, emoções e identidade estão profundamente interligados, possibilitando um diálogo importante entre psicanálise e neurociência.
Citação de Tobias Balduino de Assuncao em agosto 1, 2026, 1:55 pmEste espaço horizontal é necessario tanto ao atendimento do enfermo quanto ao desenvolvimento e aprimoramento do profissional de saude assim como da estrutura disponibiliada é um conjunto de fatores que fazem com que o processo funcione e da melhor forma possivel.
Este espaço horizontal é necessario tanto ao atendimento do enfermo quanto ao desenvolvimento e aprimoramento do profissional de saude assim como da estrutura disponibiliada é um conjunto de fatores que fazem com que o processo funcione e da melhor forma possivel.
Citação de Diana Fernandes em agosto 1, 2026, 11:29 pmConsiderar os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito do paciente possibilita um cuidado horizontal porque rompe com a hierarquia. O profissional passa a escutar e o usuário passa a participar ativamente das decisões. Assim, o cuidado deixa de ser "um manda e o outro obedece" e vira uma construção conjunta, baseada no respeito e na parcerria.
Considerar os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito do paciente possibilita um cuidado horizontal porque rompe com a hierarquia. O profissional passa a escutar e o usuário passa a participar ativamente das decisões. Assim, o cuidado deixa de ser "um manda e o outro obedece" e vira uma construção conjunta, baseada no respeito e na parcerria.
Citação de Stefanie kayse da Silva Simoes em agosto 3, 2026, 2:51 amO mundo está com a mente comprometida mesmo pessoas como nos precisamos de apoio porque as dificuldades da vida muitas vezes nos embalam e nos devoram então nos precisamos nos compadecer do outro e olhar o próximo como olhamos para nós como olhamos para nossas dores pois só assim conseguiremos ajudar de verdade isso cria uma relação de confiança e acolhimento no qual fica mais fácil para nós como profissionais entender o que está havendo com o paciente. A vida é difícil porém não impossível e com ajuda uns dos outros conseguiremos vencer as dificuldade e turbulências da vida .
O mundo está com a mente comprometida mesmo pessoas como nos precisamos de apoio porque as dificuldades da vida muitas vezes nos embalam e nos devoram então nos precisamos nos compadecer do outro e olhar o próximo como olhamos para nós como olhamos para nossas dores pois só assim conseguiremos ajudar de verdade isso cria uma relação de confiança e acolhimento no qual fica mais fácil para nós como profissionais entender o que está havendo com o paciente. A vida é difícil porém não impossível e com ajuda uns dos outros conseguiremos vencer as dificuldade e turbulências da vida .
Citação de Stefanie kayse da Silva Simoes em agosto 3, 2026, 2:53 amPrecisamos olhar o outro com acolhimento para criar uma relação de confiança para que o paciente se sinta a vontade para falar pq pra algumas pessoas é difícil falar com um estranho sobre uma dor oi uma dificuldade a relação de confiança entre profissional e paciente é construída atravéz da confiança
Precisamos olhar o outro com acolhimento para criar uma relação de confiança para que o paciente se sinta a vontade para falar pq pra algumas pessoas é difícil falar com um estranho sobre uma dor oi uma dificuldade a relação de confiança entre profissional e paciente é construída atravéz da confiança
Citação de Stefanie kayse da Silva Simoes em agosto 3, 2026, 3:06 amO profissional deve acolher o paciente e se importar de verdade com suas necessidades mentais para que se sinta acolhido e assim possa ter descanso mental e possa ter mais qualidade de vida e saúde a mente é o coração do corpo quando ela não está bem consequentemente o corpo reclama
O profissional deve acolher o paciente e se importar de verdade com suas necessidades mentais para que se sinta acolhido e assim possa ter descanso mental e possa ter mais qualidade de vida e saúde a mente é o coração do corpo quando ela não está bem consequentemente o corpo reclama
Citação de jonasoliveira em agosto 7, 2026, 12:12 pmPorque no caso de diversos profissionais de saúde mental, deverá haver uma Reunião e propor um estudo de caso daquele sujeito para que possa ali haver uma decisão para qual a melhor abordagem a ser utilizada nas questões daquele sujeito. E juntos a equipe de profissionais organizadas de forma horizontal possa chegar ao tratamento adequado daquele paciente.
Porque no caso de diversos profissionais de saúde mental, deverá haver uma Reunião e propor um estudo de caso daquele sujeito para que possa ali haver uma decisão para qual a melhor abordagem a ser utilizada nas questões daquele sujeito. E juntos a equipe de profissionais organizadas de forma horizontal possa chegar ao tratamento adequado daquele paciente.