Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 35 of 214Next

Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. O paciente também é um agente ativo no processo de tartamento da doença, ou seja, é preciso que os "cuidadores" (profissionais de saúde) tenham sensibilidade para ouvir sugestões dos pacientes, na forma que gostariam de ser tratados.

Debora Demiquele da Silva has reacted to this post.
Debora Demiquele da Silva

Acredito que todos os casos devem ser bem estudos e analisados por profissionais capacitados

Tenho experiência de 25 anos na saúde, sendo os últimos 8 em saúde mental, no centro de atenção psicossocial.

Desenvolvemos abordagem finlandesa de Diálogos Abertos, onde o usuário do serviço participa de todas as discussões clínicas relacionadas ao seu caso e junto à equipe define quem irá participar dos atendimentos e combinados do Projeto Terapêutico Singular. Dessa forma, o usuário participa de todo o processo, assim como Freud possibilitava os seus pacientes ao conhecimento e protagonista de seu cuidado.

Participar da reunião  e primordial pra identificar o sujeito e causas  podendo definir a verdadeira realidade mantendo o ambiente horizontal  mais claro pois nem todo profissional tem linguagem técnica  .assim aproveitando conhecimento e prática da vivência.

Partindo do pressuposto da constituição da personalidade na Psicanálise, em que o sujeito é único em suas percepções e que até mesmo sua relação com o próprio corpo esta diretamente relacionada à sua vivência, o profissional da área de saúde deve ter uma postura de acolhimento, o enxergar o outro invidualizando suas demandas, tornará seu trabalho mais efetivo, pois não se trata apenas e mero manejo, mas de relação com o próximo.

Quanto ao espaço de cuidado horizontal, trata-se de uma possibilidade de construção na terapia, ou seja, é um espaço em que se tem a possibilidade de criar novos significados à terapia. Porém, quando for necessário deve-se fazer a investigação profunda (espaço vertical).

Em primeiro lugar o respeito a fragilidade do paciente no recinto deve ser imprescindível e o apoio psicológico eo compadecimento deve ser regra de ética em relação ao atendimento dos profissionais de saúde

A constituição de um espaço de cuidado horizontal, considerando vínculos entre usuário do Sistema Único de Saúde e o profissional, bem como a condição de sujeito é possível existindo uma visão humanitária, cuidadosa e na criação de um ambiente seguro ao usuário, e ainda, validando o sujeito com individuo.

O cuidado em uma direção horizontalizada permite a participação do sujeito e o apoio de equipe de profissionais de saúde. Essa abordagem permite o diálogo aberto e a tomada de decisões em conjunto, visando promover o bem-estar integral do sujeito em questão, potencializando os cuidados e o acolhimento do indivíduo.

Na medida em que leva em conta as demandas individuais do sujeito, tornando multidisciplinar a busca por linhas de atendimento e tratamento, assim como a criação vínculo com a instituição e os profissionais, ao invés de centralizar toda a interação do sujeito a um único profissional.  Um espaço de cuidado horizontalizado propicia maior qualidade ao atendimento e opção por linha de tratamento, por contar coma análise de diversos profissionais, tomadas conjuntamente objetivando a maior qualidade de vida para o sujeito, além de possibilitar um maior engajamento e responsabilização do sujeito quanto ao seu tratamento devido à sua participação no processo.

PreviousPage 35 of 214Next