Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 35 of 254Next

Acredito que todos os casos devem ser bem estudos e analisados por profissionais capacitados

Tenho experiência de 25 anos na saúde, sendo os últimos 8 em saúde mental, no centro de atenção psicossocial.

Desenvolvemos abordagem finlandesa de Diálogos Abertos, onde o usuário do serviço participa de todas as discussões clínicas relacionadas ao seu caso e junto à equipe define quem irá participar dos atendimentos e combinados do Projeto Terapêutico Singular. Dessa forma, o usuário participa de todo o processo, assim como Freud possibilitava os seus pacientes ao conhecimento e protagonista de seu cuidado.

Participar da reunião  e primordial pra identificar o sujeito e causas  podendo definir a verdadeira realidade mantendo o ambiente horizontal  mais claro pois nem todo profissional tem linguagem técnica  .assim aproveitando conhecimento e prática da vivência.

Partindo do pressuposto da constituição da personalidade na Psicanálise, em que o sujeito é único em suas percepções e que até mesmo sua relação com o próprio corpo esta diretamente relacionada à sua vivência, o profissional da área de saúde deve ter uma postura de acolhimento, o enxergar o outro invidualizando suas demandas, tornará seu trabalho mais efetivo, pois não se trata apenas e mero manejo, mas de relação com o próximo.

Quanto ao espaço de cuidado horizontal, trata-se de uma possibilidade de construção na terapia, ou seja, é um espaço em que se tem a possibilidade de criar novos significados à terapia. Porém, quando for necessário deve-se fazer a investigação profunda (espaço vertical).

Em primeiro lugar o respeito a fragilidade do paciente no recinto deve ser imprescindível e o apoio psicológico eo compadecimento deve ser regra de ética em relação ao atendimento dos profissionais de saúde

A constituição de um espaço de cuidado horizontal, considerando vínculos entre usuário do Sistema Único de Saúde e o profissional, bem como a condição de sujeito é possível existindo uma visão humanitária, cuidadosa e na criação de um ambiente seguro ao usuário, e ainda, validando o sujeito com individuo.

O cuidado em uma direção horizontalizada permite a participação do sujeito e o apoio de equipe de profissionais de saúde. Essa abordagem permite o diálogo aberto e a tomada de decisões em conjunto, visando promover o bem-estar integral do sujeito em questão, potencializando os cuidados e o acolhimento do indivíduo.

Na medida em que leva em conta as demandas individuais do sujeito, tornando multidisciplinar a busca por linhas de atendimento e tratamento, assim como a criação vínculo com a instituição e os profissionais, ao invés de centralizar toda a interação do sujeito a um único profissional.  Um espaço de cuidado horizontalizado propicia maior qualidade ao atendimento e opção por linha de tratamento, por contar coma análise de diversos profissionais, tomadas conjuntamente objetivando a maior qualidade de vida para o sujeito, além de possibilitar um maior engajamento e responsabilização do sujeito quanto ao seu tratamento devido à sua participação no processo.

Isso me faz lembrar algo que me aconteceu na realidade, num posto de saúde de um dos bairros do munício que moro e a saída foi o de fazer reunião em grupo com somente aquele público feminino, que estava sofrendo de depressão, e na idade superior a 45 anos. Foi algo que apresentou resultados excelentes, porquê foi possível contar com outros profissionais e agentes de saúde. Fantástico!

PreviousPage 35 of 254Next