Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 34 of 243Next

A humanização no atendimento proporciona a pessoa um clima de harmonia, melhorando a qualidade dos relacionamentos e oferecendo a oportunidade de esclarecer de forma clara o que precisa, a necessidade do que precisa e o nível de urgência da necessidade da qual procurou o SUS, a única dificuldade que encontramos nessa situação é engajar os profissionais nesse relacionamento, pois bem sabemos que, geralmente quem procura os serviços de saúde são pessoas simples, sem conhecimento técnico, e isso pode ser uma barreira e até, dependendo do profissional que atenda, uma tragédia anunciada, sem querer aqui desmerecer profissionais, mas a orientação seria, ouvir, encaminhar, examinar, esclarecer e tratar.

Os vínculos entre usuários (pacientes) e profissionais, são de extrema importância.

Conforme o condicionamento operante. Quando o usuário é estimulado de forma positiva, automaticamente aumenta a repetição do comportamento positivo.

O aprendizado comportamental, ocorre entre o estímulo e resposta, que gera um comportamento.

Ampliar o ambiente e humaniza-lo são ações necessárias para o atendimento nas redes de saúde ,renque em vista que o cliente precisa ser Visto de uma forma totalitária e sem julgamentos.

Porque em saúde o cuidado não se resume ao organismo e a doença, mas também a produção de espaços onde as condições de cuidado possam acontecer.

Analisaríamos como equipe o caso em concreto, porque cada paciente tem a sua singularidade. O ambiente do cuidado precisa estar de forma que o paciente se sinta seguro para que ele contribua com as análises. Uma mútua colaboração entre terapeuta e paciente, para que de forma horizontal haja reciprocidade, confiança nas sessões, contribuindo assim para a melhora do paciente e um resultado satisfatório para o sistema de saúde.

Horizontal, significa em igual tamanho, igualitária, de frente ao outro, é humanizar com respeito aos seus problemas, as suas necessidades, ser solidário e compreensivo, oferecer ajuda e acolhimento em um espaço que ofereça segurança e um ambiente acolhedor, uso de linguagem adequada ao conhecimento do paciente, o humana-sus, já é uma realidade em diversas localidades.

Necessita-se, em primeira instância, uma visão macro da situação, daí a importância de um profissional alinhado com os demais para coleta de informações micro, mais específicas e detalhadas. Isso só é possível com uma equipe.

Neste caso o cuidado e a manutenção abrange todos os agentes envolvidos, sem dimensionar situação social, financeira visando a integralidade

O profissional de saúde tem que saber acolher através das técnicas que ele é especializado, e o paciente ser respeitado em todos os aspectos.

O cuidado horizontal e um dispositivo importante quando se fala no cuidado com a Atenção Primaria a Saúde.  Quando se valoriza e se considera o cuidado do usuário a um profissional de saúde, envolve um contrato implícito de lealdade e responsabilidade clinica. Duas abordagens devem ser consideradas: uma atemporal e outra interpessoal. Sendo que a primeira se refere ao acompanhar o usuário  que realiza seus cuidados em uma unidade de saúde ao longo da sua vida e a abordagem interpessoal fala sobre a relação entre usuária e profissional, que se valoriza esse relacionamento.

Há resultados positivos quando  se fala em qualidade de atenção e o cuidado horizontal esta relacionado a maior efetividade e eficiência das intervenções de saúde, maior adesão e aumento da resposta do usuário aos cuidados de saúde e sua satisfação.

Quando se desenvolve uma relação formal com o usuário, burocrático, a construção das relações não avançam e o vinculo não e construído de forma solida.

Sendo assim, essa proposição se mostra a forma mais eficaz de um acompanhamento e solidificação das relações com o usuário.

Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. O paciente também é um agente ativo no processo de tartamento da doença, ou seja, é preciso que os "cuidadores" (profissionais de saúde) tenham sensibilidade para ouvir sugestões dos pacientes, na forma que gostariam de ser tratados.

Debora Demiquele da Silva has reacted to this post.
Debora Demiquele da Silva
PreviousPage 34 of 243Next