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Desafio - Módulo IV

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A criação de um vínculo entre o profissional e o usuário é fundamental. Isto é fato! Cumplicidade com responsabilização e atuação de forma parcial e humana são obrigações que os profissionais precisam ter.

Uma dose de simpatia e empatia são necessárias, sem uma mecanização. Isto certamente ajudará no processo diagnóstico.

O usuário precisa ter segurança de que o profissional estará lá para ajudá-lo.

 

A humanização no atendimento proporciona a pessoa um clima de harmonia, melhorando a qualidade dos relacionamentos e oferecendo a oportunidade de esclarecer de forma clara o que precisa, a necessidade do que precisa e o nível de urgência da necessidade da qual procurou o SUS, a única dificuldade que encontramos nessa situação é engajar os profissionais nesse relacionamento, pois bem sabemos que, geralmente quem procura os serviços de saúde são pessoas simples, sem conhecimento técnico, e isso pode ser uma barreira e até, dependendo do profissional que atenda, uma tragédia anunciada, sem querer aqui desmerecer profissionais, mas a orientação seria, ouvir, encaminhar, examinar, esclarecer e tratar.

Os vínculos entre usuários (pacientes) e profissionais, são de extrema importância.

Conforme o condicionamento operante. Quando o usuário é estimulado de forma positiva, automaticamente aumenta a repetição do comportamento positivo.

O aprendizado comportamental, ocorre entre o estímulo e resposta, que gera um comportamento.

Ampliar o ambiente e humaniza-lo são ações necessárias para o atendimento nas redes de saúde ,renque em vista que o cliente precisa ser Visto de uma forma totalitária e sem julgamentos.

Porque em saúde o cuidado não se resume ao organismo e a doença, mas também a produção de espaços onde as condições de cuidado possam acontecer.

Analisaríamos como equipe o caso em concreto, porque cada paciente tem a sua singularidade. O ambiente do cuidado precisa estar de forma que o paciente se sinta seguro para que ele contribua com as análises. Uma mútua colaboração entre terapeuta e paciente, para que de forma horizontal haja reciprocidade, confiança nas sessões, contribuindo assim para a melhora do paciente e um resultado satisfatório para o sistema de saúde.

Horizontal, significa em igual tamanho, igualitária, de frente ao outro, é humanizar com respeito aos seus problemas, as suas necessidades, ser solidário e compreensivo, oferecer ajuda e acolhimento em um espaço que ofereça segurança e um ambiente acolhedor, uso de linguagem adequada ao conhecimento do paciente, o humana-sus, já é uma realidade em diversas localidades.

Necessita-se, em primeira instância, uma visão macro da situação, daí a importância de um profissional alinhado com os demais para coleta de informações micro, mais específicas e detalhadas. Isso só é possível com uma equipe.

Neste caso o cuidado e a manutenção abrange todos os agentes envolvidos, sem dimensionar situação social, financeira visando a integralidade

O profissional de saúde tem que saber acolher através das técnicas que ele é especializado, e o paciente ser respeitado em todos os aspectos.

O cuidado horizontal e um dispositivo importante quando se fala no cuidado com a Atenção Primaria a Saúde.  Quando se valoriza e se considera o cuidado do usuário a um profissional de saúde, envolve um contrato implícito de lealdade e responsabilidade clinica. Duas abordagens devem ser consideradas: uma atemporal e outra interpessoal. Sendo que a primeira se refere ao acompanhar o usuário  que realiza seus cuidados em uma unidade de saúde ao longo da sua vida e a abordagem interpessoal fala sobre a relação entre usuária e profissional, que se valoriza esse relacionamento.

Há resultados positivos quando  se fala em qualidade de atenção e o cuidado horizontal esta relacionado a maior efetividade e eficiência das intervenções de saúde, maior adesão e aumento da resposta do usuário aos cuidados de saúde e sua satisfação.

Quando se desenvolve uma relação formal com o usuário, burocrático, a construção das relações não avançam e o vinculo não e construído de forma solida.

Sendo assim, essa proposição se mostra a forma mais eficaz de um acompanhamento e solidificação das relações com o usuário.

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