Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 50 of 184Next

Já foi comprovado que o bem estar de ambos (atendente e paciente), juntamente com tratamento personalizado, acolhedor e humanitário surte efeito de cura, tanto no indivíduo quanto no ambiente. Mas, primeiramente devemos nos preocupar com os profissionais, para que os mesmo estejam aptos (tanto emocional quanto fisico) para prestar a ajuda necessária a quem necessita. Doente não cura doente, dizia meu avô.

Importante repensar o SUS numa realidade de sobrecarga, que impacta o usuário na qualidade e efetividade do serviços ofertados, mas faz-se necessario um olhar para os profissionais da saúde, com sobrecarga física e  saúde mental impactada por um cenário adoecedor. A horizontalidade nas relações entre as equipes multidisciplinares é uma conquista e uma necessidade.

Constituir um espaço de cuidado horizontal, diz respeito a uma estrutura menos rígida em que os integrantes da equipe multidisciplinar possam participar das decisões com autonomia e responsabilidade.  Cuidados com a saúde das pessoas, tratando, respeitando, acolhendo, atendendo o ser humano em seus sofrimentos, observando o lado emocional , físico, social.

Me reuniria com os colegas, para estudarmos o caso e acolher o paciente da melhor forma, ele precisa se sentir seguro antes de iniciar qualquer tratamento.

O vínculo entre profissional e usuário essa pratica, com acolhimento, dialogo, co- responsabilidade na escuta ativa, ambos com  essa interação é possível construir um vinculo que amplia a eficacia das ações e favorece a prestação de serviço do profissional e os pacientes atendidos.

Citação de Elmo Alexandre Andrade Maximo em novembro 9, 2021, 6:17 pm

a pessoa com problema tem que receber um ambiente acolhedor do local que o vai tratar para que haja uma resposta em melhora, o doente quer como qualquer pessoa ser respeitado em sua vulnerabilidade.

A escuta sem julgamento e entendendo o individuo, escutar com empatia e aceitar com compaixão.

Uma equipe de saude deverá sempre abordar, organizar reuniões de assuntos pertinentes ao crescimento psíquico numa horizontalidade tanto do paciente como da própria equipe. Portanto realizar e executar avaliações psicanalíticas sempre será uma grande necessidade para manter essa visão única, nos resultados positivos e crescimento horizontal.

Em uma discussão de equipe interdisciplinar no primeiro momento deve-se acolher a demanda e identificar a queixa imediata do paciente, levando em consideração todos os olhares profissionais envolvidos. Posteriormente traçar um diagnóstico em busca de um resultado a curto prazo. Obviamente que todo o processo deve ser discutidos com os demais profissionais. Identificando a demanda e vislumbrando o possível tratamento o profissional conseguirá dar o melhor andamento ao seu trabalho e contribuir com a equipe.

O vínculo com os usuários do serviço de saúde amplia a eficácia das ações de saúde e favorece a participação do usuário durante a prestação do serviço. Esse espaço deve ser utilizado para a construção de sujeitos autônomos, tanto profissionais quanto pacientes, pois não há construção de vínculo sem que o usuário seja reconhecido na condição de sujeito, que fala, julga e deseja.

Para se ter esse cuidado e crescimento horizontal é necessário que cada profissional venha entender que muitas das vezes o paciente acaba colocando no profissional a transferência mesmo sabendo que não está em um ambiente terapêutico. Sendo assim, seria de extrema importância que os profissionais entendessem o que é ter uma escuta clinica.

PreviousPage 50 of 184Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱