Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 88 of 161Next

A proposta inicial é fazer uma reunião com os colaboradores , analisar o quadro do paciente fisiologicamente e mentalmente pos analise doa equipee o paciente deberá ser encaminhado de acordo com suas necesidade.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal, pois fortalece a relação terapêutica, valoriza o conhecimento e a participação do usuário, promove sua autonomia, aborda sua saúde de maneira integral e contribui para a humanização dos serviços de saúde.

A consideração dos vínculos entre usuários e profissionais de saúde, bem como a condição de sujeito do usuário, permite a formação de um espaço de cuidado horizontal com diversas vantagens. Isso inclui o empoderamento do usuário, promovendo sua autonomia e participação nas decisões de tratamento, o estabelecimento de relações de confiança sólidas, uma abordagem abrangente da saúde, o respeito pela singularidade de cada indivíduo, a promoção da comunicação eficaz, a redução de disparidades no cuidado e a continuidade do cuidado ao longo do tempo. Essa abordagem humanizada e centrada na pessoa prioriza o respeito, a empatia e a colaboração, tornando-se fundamental no processo de atendimento e tratamento em saúde.

Uma equipe multidisciplinar engajada, consequentemente trás melhores resultados. Quando falamos em atendimento horizontal, estamos falando de paciente/ usuário e equipe profissional. É um trabalho em conjunto, que exige conhecimento da área que seja feito o trabalho, ou seja o ambiente onde estão inseridos para que possa ter a maior clareza possível. Participações da família, de todos os profissionais e que conheça a cultura local.

Para que assim seja feito uma estratégia eficaz, com um atendimento humanizado para melhor atingir os objetivos desse programa.

É um tripé; equipe, paciente/ família e ambiente. Sempre conscientizando para melhor direcionamento e desenvolvimento ao que é proposto.

Isso leva a um cuidado mais equilibrado, personalizado e, finalmente, mais eficaz. Ao criar um espaço de cuidado horizontal, tanto o usuário quanto o profissional podem trabalhar juntos em direção a objetivos terapêuticos de maneira mais harmoniosa.

O profissional precisa ser bem humanitário para que assim consiga entender na íntegra a situação do paciente

Com certeza a criação ou ampliação de um setor de acompanhamento humanitário, especificamente a determinada área, traria impacto a sociedade tão a quem de recursos medicinais mas também humanos, ressaltar que um profissional precisa estar munido não somente de conhecimento e técnnicas, mas também se disponibilizar a doar amor a cada paciente, pois cuidar de vidas é preciso amar vidas.

No acesso a serviços de saúde. Precisa-se de mais atenção com as pessoas de baixa renda e escolaridade, pois elas também precisam de cuidados tanto quanto os de nível superior e escolaridade. Porque se todos se tratarem com igualdade. O ambiente de saúde fica agradável e propício para todos.

Apesar de sermos pessoas habilitadas para o trabalho somos iguais a qualquer paciente que venha necessitar deste órgão de saúde. A conversa e o acolhimento humanitário traz ao paciente tranquilidade,para que possam usufruir do melhor tratamento e se sentirem seguros.

A relação horizontal é de grande importancia no cuidado da saúde mental para que o usuário não se sinta pressionado a responder de um jeito especifico. É importante que o profissional aprofunde na subjetividade do usuário para conhecer os seus desejos e poder inferir possíveis defesas. Também é importante estudar diversos casos para avaliar comportamentos e também fazer experimentos, se for o caso.

PreviousPage 88 of 161Next