Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 89 of 161Next

o ambiente relacional entre profissional e paciente traz uma maior segurança e confiança da parte do paciente para com o profissional

Criar um ambiente que traga seguranca para o paciente é fundamental para o progresso de cada caso, ter uma visao humanizada é exencial para obter confianca  entre paciente e o profissional da area.

Cada profissional em uma equipe multidisciplinar traz conhecimentos e habilidades específicas para o cuidado emocional. Por exemplo, um psicólogo pode fornecer terapia individual para lidar com problemas de saúde mental, enquanto um assistente social pode ajudar alguém a lidar com questões de moradia ou financeiras que também afetam seu bem-estar emocional.

Além disso, as emoções estão interconectadas com outras áreas da vida, como saúde física, relacionamentos pessoais e trabalho. Uma equipe multidisciplinar pode garantir que todas essas áreas sejam consideradas no cuidado emocional, permitindo uma abordagem mais holística e abrangente.

Em resumo, precisamos de uma equipe multidisciplinar para cuidados emocionais, pois isso garante uma abordagem individualizada.

O primeiro passo seria a compreensão que qualquer possibilidade de escuta, precisa haver acolhimento, confiabilidade e liberdade. Como se trata de uma equipe e o intuito é o processo como um todo, partimos do princípio que a humanizalção do serviço, desde o acolhimento, a escuta, o diagnóstico, o tratamento e processo de cura, é de responsabilidade da equipe e do próprio paciente em questão.

O olhar para além da técnico, do conhecimento científico, facilitará a comprensaõ e até mesmo, a aceitação de uma possível patologia a ser revelada, diagnosticada. Se colocar no lugar do outro é sim uma necessidade, e não mais um discurso.

Cada qual na sua área, na sua competência, honrando sua vocação, o ambiente se torna acolher por consequencia!

Cuidado horizontal, se “igualando” enquanto  pessoa ao paciente afim de uma melhor análise quanto as suas principais questões psicológicas e comportamentais, é de conhecimento popular que as pessoas se sentem mais disposta a se abrir quando são tratadas como iguais, sem o elitismo costumeiros dos profissionais.
Estando os profissionais em acordo desenvolveria um plano prático e sútil para tratar o paciente.

Acredito que toda sujeito é composto de uma variedade de "seres" o qual ele incorpora diante do que a vida coloca a sua frente. Geralmente no tratamento de saúde dentro de hospitais e redes (sus) se olha apenas superficialmente para a pessoa, sem de fato ouvir o que se passa com ela e tentar entender a profundidade de sua mazela.
Quando num quadro de tratamento o sujeito percebe que está realmente sendo ouvido, que aquele a sua frente quer saber e o ajudar , ele se sente seguro, criando um vínculo até emocional. Assim este sujeito consegue dr espaço a si mesmo para se abrir e expor o que está lhe afligindo desde seu inconsciente. Dessa forma se sente no mesmo patamar que o que o está atendendo, o sujeito se sente acolhido. Assim há um espaço para ele encontrar a ajuda que tanto necessita e também pode ver as raizes de seu problema; talvez assim encontre a "cura" que precisa, ou ao menos o entendimento que tem com quem contar, o que já é uma bem aventurança para o bem viver.

Este foco apresentado firma se na tese de que os vinculos de confiança  e afeto melhoram o resultado do tratamento.

Para se ter um espaço de cuidado horizontal é necessário que tratemos o paciente como igual, respeitando sua individualidade e olhando como sujeito, não como enfermo. Construindo assim uma relação saudável e próxima entre usuário e profissional, trazendo sua atenção e confiança com finalidade de obter informações e realizar um bom acompanhamento de evolução

O processo de trabalho deve ser construído de momentos relacionamento com as equipes, onde a troca de saberes e compartilhamento de práticas são valorizados, responsabilidades por meio de uma relação horizontal.

O ambiente não só tem que ser acolhedor como individual. O preconceito entre os próprios usuários os afastáo da rede pública por terem que se expor publicamente

Já existem unidades municipais em parceria com o sus que implantaram unidades somente para saúde mental

É presciso implantar psicanalistas em massa na rede pública e aumentar o atendimento nas clinicas de recuperação

PreviousPage 89 of 161Next