Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 100 of 122Next

Nesse caso Laura usa o mecanismo de defesa denominado como regressão, onde a pessoa procura voltar ao estágio do desenvolvimento onde se sentia mais segura. No caso ela usa uma linguagem imaginaria para expressar o quanto ela gostaria de voltar para a fase onde suas vontade eram atendidas quase que instantaneamente e o mundo inteiro parecia estar à disposição de suas vontades tal como está sendo com seu irmãozinho.

Laura sentia ciúmes do irmão, e esse sentimento lhe causava uma angústia e ela fugia desse sentimento criando um universo paralelo que amenizava esse sentimento, o mundo da mágica para a criança é literalmente mágico e assim Laura se sentia capaz de mudar tudo a sua volta usando a mágica.

Nesse caso a menina expressa o complexo de Édipo. Ela nega a realidade substituindo por uma fantasia

Eu vejo aqui dois mecanismos de defesa utilizado por Laura: sublimação. Onde Laura justifica/transforma seus impulsos que até então eram  inaceitáveis em ações e comportamentos aceitáveis perante a sociedade, voltando a sua punção inicial gerada em sua fase latente.
Também posso citar a racionalização, onde Laura encontra autoproteção e conforto psíquico ao tentar justificar através das suas “fantasias” suas atitudes e pensamentos inaceitáveis.

Nessa situação de vir um impulso muito forte de ciúmes e inveja, a jovem Laura inconscientemente utiliza da sublimação, fazendo com que seus pensamentos se transformem em coisas melhores aceitas por todos ao redor, mudando assim seu comportamento.

Segundo a psicanálise, o mecanismo de defesa que Laura está usando ao interpretar um mágico que pode mudar o mundo quando sente ciúmes de seu irmão recém-nascido é a sublimação. A sublimação é um processo psicológico no qual impulsos ou emoções considerados socialmente inaceitáveis são canalizados para atividades socialmente aceitáveis e produtivas. Nesse caso, Laura está redirecionando seus sentimentos de ciúmes para uma atividade imaginativa e criativa, como interpretar um mágico.

O mecanismo de projeção é interessante quando vejo a pequena Laura sendo treinada a  lidar com os impulsos de ciúmes que afeta o relacionamento dela com o irmão.O Ego ,O Super Ego e o Id em ação,em uma avalanche de emoções e ações que causam conflitos terríveis dentro do ser

Quando o ego se manifesta diante de ameaças de desprazer, organizam-se mecanismos para defender o sujeito dessas ameaças. Neste caso Laura use o mecanismo de Fantasia e Negação:

Fantasia

Nesse mecanismo de defesa, o individuo cria uma situação em sua mente que é capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar. É uma espécie de teatro mental onde o indivíduo protagoniza uma história diferente daquela que vive na realidade, onde seus desejos não podem ser satisfeitos. Nessa realidade criada, o desejo é satisfeito e a ansiedade diminuída. "

Negação

Nesse mecanismo de defesa, o individuo rejeita o pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente.
A pessoa nega a realidade exterior e a substitui por outra realidade que não existe.

Ao fantasiar a criança tenta negar seus sentimentos, dificultando de se identificar na análise, a origem do impulso.

Criou para si, uma outra realidade. Onde se é um mágico, negando assim a realidade que pela qual se encontra.

Vejo vários mecanismos de defesa sendo utilizados:  fantasia, sublimação , negação, compensação.

PreviousPage 100 of 122Next