Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 214 of 214

No caso de Laura, o mecanismo de defesa predominante é o deslocamento, associado ao uso da fantasia onipotente. O afeto de inveja em relação ao irmão recém-nascido, difícil de ser reconhecido e tolerado pelo ego durante o período de latência, não se manifesta de forma direta. Em vez disso, é deslocado para um jogo imaginário no qual Laura assume o papel de um mágico capaz de transformar ou controlar o mundo. Essa construção fantasística funciona como uma solução inconsciente que permite a expressão indireta do impulso hostil, reduzindo a angústia e preservando o equilíbrio psíquico, conforme descrito pela teoria freudiana dos mecanismos de defesa.

O mecanismo de defesa descrito no caso de Laura é a repressão. Ela simplesmente tenta ignorar o irmãozinho simulando que é um mágico para possivelmente chamar a atenção para si ou tirar a atenção dos pais do irmão.

REPRESSÃO: " É dos mecanismos mais comuns de defesa do ego. Seu significado é o de retirar algo do consciente, levando-o para o inconsciente, ou seja, mantendo distante alguma imagem ou percepção insuportável. Obstaculiza sentimentos e experiências desagradáveis da consciência".

PreviousPage 214 of 214