Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 107 of 123Next

esse tipo de situação é muito comum em crianças e ate mesmo em adultos. O ciúme tem momentos que fazem nosso eu sair do lugar normalmente passional, normal e passamos a ver coisas e atitudes imaginárias e era exatamente isso que acontecia com esse caso. Cabe a cada um de nós sabermos moldar ou racionalizar nossas atitudes,pois ele nada mais é que nossa insegurança se apresentando.

O mecanismo utilizado foi a inversão, com uma formação reativa aos sentimentos contraditórios em relação ao objeto (irmão), direcionando a libido para os "jogos mágicos" .

Como estudado, diria que o mecanismo de defesa, ora atribuído a Laura, seria o mecanismo não defensivo de identificação, onde ela cria internamente uma fantasia e a projeta criando uma outra realidade psíquica.

Referente a história narrada,

Laura, e quero me ater a questão dos mecanismos de defesa, possuia alguns em "ação":

Repressão, pois estava reprimindo o ciume em sentido de evitar confrontos, situações de aborrecimento junto a sua família, mas que encontrou nesta uma forma de lidar com a realidade atual e os querer tornar suportável; Introjeção é outro mecanismo de defesa presente, pois as características do personagem lhe traziam a ideia de alívio, a ideia de poder mudar a realidade, a situação e, manifestar, descarregar de alguma forma o que estava sentindo - assim poderia ser manifesto seu desejo de um jeito aceitável. Além de negar, de certo modo, o que está sentindo (Negação), sublimando ou ainda canalizando a pulsão. É interessante que o mecanismo de defesa Idealização na figura do mágico, vem pra ela a resolver aquilo que de fato estava lhe causando dor e também pode ser percebido referente a projeção a uma maneira de manifestar seus sentimos, impulsos, vontades, desejos. E, por último, a Fixação, mesmo sendo "leve", a menina estava apresentando um comportamento obsessivo-compulsivo ao usar da figura do mágico - ela queria a muito custo, mesmo sem saber exprimir (pois o faz de modo inconsciente), satisfação. Vê-se ai a importância dos mecanismos de defesa em sentido nos ajudar a enfrentar questões, situações aparentemente impossíveis de resolver. O Ego, na presente história, foi muito atacado e, de certa forma, conseguiu se defender buscando, a já referida, satisfação, entre um dos mecanismos preponderante, a idealização.

A pequena Laura está fazendo uso do mecanismo de defesa. Mas, especificamente da racionalização e da Sublimação.

Sublimação: é um processo através do qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando a satisfação. Para Freud (1996c, p. 111), “a sublimação é um processo que diz respeito à libido objetal e consiste no fato da pulsão se dirigir no sentido de uma finalidade diferente e afastada da finalidade da satisfação sexual”.

Racionalização: este mecanismo é um dos mais utilizados, pois o sujeito justifica com lógica e ética plausível alguma atitude e pensamentos inaceitáveis, dessa forma tem um intento benéfico como autoproteção e conforto psíquico.

No caso citado Laura, cria um mecanismo de defesa através do seu mundo imaginário como criança e isso para Psicanálise, é de extrema importância para liberar o lúdico na vida da criança mesmo que está mesma esteja sentindo inveja do próprio irmão.

ela  usa mecanismos  de formação reativa com  finalidade   se proteger se  expor  que   realmente esta  sentido,  com  isso esconde seus  sentimentos

A sublimação é um mecanismo de defesa psicológica no qual impulsos ou emoções consideradas socialmente inaceitáveis ou desagradáveis são transformados em comportamentos socialmente aceitáveis e culturalmente valorizados.

No caso de Laura, sua dificuldade em expressar abertamente seu ciúme e inveja em relação ao seu irmão recém-nascido é sublimada através do jogo imaginário em que ela interpreta um mago com poderes para transformar o mundo interno. Ao invés de expressar diretamente seus sentimentos negativos, ela os canaliza para esse jogo imaginativo, onde pode exercer controle sobre eles e transformá-los em algo mais aceitável e até mesmo criativo.

Laura utiliza do mecanismo fantasioso uma maneira de expor os seus desejos, ou seja: num mundo onde ela tem tudo o que deseja, e se sente no controle. Essa foi a forma que ela usou para lidar com os sentimentos difíceis causados pela presença de um irmão mais novo.

Laura esta expressando o mecanismo de Sublimação. Ela  conseguiu canalizar sua inveja e ciúmes em um jogo imaginário de ser tornar um mágico com poderes de transformação, com isso ela esta redirecionando  seus impulsos negativos de forma criativa e socialmente aceitável. Isso mostra que Laura esta conseguindo lidar com suas emoções transformando seus sentimentos negativos em algo produtivo.

PreviousPage 107 of 123Next