Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 108 of 122Next

Ao "negar" o que acontece, a criança tenta superar o fato de não aceitar o irmão. A inveja do irmão se dar por se sentir abandonada pelos pais, embora a atenção dos pais ao recém nascido se dar pelo simples fato de necessitar de mais atenção. A negação é a melhor forma de conviver com a família sem se sentir culpada.

A mente é complexa... Nesse  caso o uso da fantasia, sublimação e inversão são verificados.

O mecanismo de defesa da Laura é reprimir suas emoções por conta do ciumes que sente do irmãozinho, dessa forma fantasia formas de vivenciar seus sentimentos.

Sublimação. A sublimação envolve a transformação de impulsos ou instintos indesejados em formas socialmente aceitáveis e culturalmente valorizadas. Em vez de reprimir ou negar esses impulsos, como ocorre em outros mecanismos de defesa, a energia psíquica associada a esses impulsos é redirecionada para atividades socialmente construtivas e culturalmente aceitáveis, como o mundo imaginário que Laura descreve.

LAURA, claramente está com inveja do irmão recém nascido. O mecanismo do ego que está latente em Laura é a negação, quando o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude , um sentimento.

Juntamente com a negação aparece a Fantasia.

A fantasia seria a forma como o sujeito encontra, para se apresentar nessa realidade psíquica, sua localização diante daquilo que lhe falta; isto é, o modo de relacionamento com o outro. Nesse mecanismo o  inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade. Laura está criando dessa forma seu mecanismo de defesa perante o seu irmão recém nascido.

abs

Nesse episódio de Laura ela tem um sentimento reprimido que mesmo tendo ciúmes de seu irmão recém-nascido ela cria uma história imaginária para que se possível disfarçar seu verdadeiro sentimento que são repreendido no seu inconsciente é quando o ego age tentando uma compreensão

O mecanismos de defesa que Laura usa e de negação, rejeitando o pensamento e sentimentos que não consegue tolerar e simplesmente os considera inexistente

 

Essa situação que a menina estava passando e enfrentando é proveniente do Complexo de Édipo

Laura criou um mecanismo de defesa imaginário. Tenta ao máximo possível compensar suas insatisfações através de um universo totalmente paralelo e com inúmeras fantasias, quais ela não vive. Assim, ela entende que nesse universo acontecem modificações da realidade.

Sente muito ciúmes do irmão, demonstra a sua insatisfação com a situação. A imaginação de Laura cria um mundo irreal, onde acontecem somente coisas boas.

A negação dos seus sentimentos de forma reativa, somado ao complexo de Édipo, são as principais características de caso.

PreviousPage 108 of 122Next