Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 111 of 153Next

Mecanismo de defesa mais comuns do ego: Regressão; Formação reativa; Identificação; Intelectualização; Racionalização; Projeção; Introjeção; Negação; Isolamento; Dissociação; Deslocamento; Sublimação; Idealização; Fixação. É o tempo além do ego e do id, surge a instância do super ego, que se desenvolve durante a fase, fálica(dos três aos cinco anos), durante o complexo de édipo, é o ultimo a se desenvolver na estrutura da personalidade.

nesse caso, os desejos paixoes e impulsos de laura causados no id que geram nela sentimento considerado nao aceitavel sendo esse entendimento observado pelo ego, provoca entao o super ego como mecanismo de defesa para reprimir e modificar a situacao presente , me parece uma exemplificaçao do complexo de edipo mas seria necessario mais entendimento pra averiguar .

Me parece que esse sistema de defesa usado pela menina é a sublimação. A dor está escondida no jogo imaginário.

Laura, quando apresentada a análise dispara o mecanismo do deslocamento como defesa da dor que o ciúme poderia causar ao ego.  Toda a libido é aplicada no personagem do mágico dominador por qual ainda consegue atrair a atenção do outro para si.

Percebe se que ela reage pelo inconsciente.

  1. Laura ao sentir ciúmes de sua imã recém-nascida ela cria um mecanismo de defesa onde ela consegue fantasiar seus sentimentos dificultando um possível análise

Nesta situação, Laura usa o mecanismo de defesa, de negação , pois, o sentimento de ciúmes, é difícil demais pra ela entender. E ela cria seu próprio mundo,onde ela pode fazer o que deseja.

Complexo de Édipo

 

Ela esta com ciúmes  do irmão  que é  comum isso entre  os filhos.

Normalmente  o mais velho senti ciúmes  do mais novo. Isso acontece  consciente  e inconscientemente.

Bom a necessidade de estarmos sempre em evidência e ser querido, trás a tona a importância de conhecermos os mecanismos da mente, porém como não somos capazes de entender sem um estudo sobre o assunto, erramos em nosso dia a dia, com nossos filhos e entes queridos, em julgar que todos são egoístas a ponto de ter inveja de outra pessoa. Entendendo melhor a teoria que Freud elucida, conseguimos perceber que todos passamos pelo complexo de Édipo, porém uns com mais tranquilidade em relação a outros que coloca-se em um papel "necessário" ou "injustiçado" em seu seio familiar, por não entender que isso faz parte do processo, mas que ao passar dos anos acaba levando essa fase até a sua adolescência e posteriormente a fase adulta. E com isso temos ainda pessoas com problemas de egoísmo e egos extremamente inflados, carregando a crença ou a não superação da fase.

PreviousPage 111 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱