Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 113 of 153Next

O mecanismo psicanalítico expresso na história de Laura é a projeção, analisando o contexto:

Impulso de inveja : Laura sentia inveja o seu irmão ao recém-nascido, mas dificultava sua manifestação durante a análise .

Jogo imaginário: Quando Laura tinha ocasiões para invejar ou sentir ciúmes de seu irmão, ela iniciava um jogo imaginário com poderes para transformar o mundo por meio dos seus gestos.

Projeção : É um mecanismo de defesa pelo qual uma pessoa atribui seus próprios sentimentos, desejos ou impulsos inaceitáveis a outra pessoa.

 

É importante observar como os mecanismos de defesa pode influenciar nossa percepção e interação com o mundo, especialmente quando lidamos com emoções complexas e conflitantes.

Usando mecanismos de defesa ,por que era melhor maneira de enfretar os conflito fantasando o que seria melhor para ela ,lutando contra sentimentos de ciumes e amor .

A personagem Laura utiliza a dissociação para tentar disfarçar o sentimento de ciúmes e inveja de seu irmãozinho. Ela desenvolve uma dupla personalidade na tentativa de superar a sua ansiedade.

Vejo um pouco do mecanismo de defesa,para proteger o ego de ameaças ou ansiedade.

O mecanismo de defesa indicado nesse caso é a projeção , você querendo ser aquela pessoa.

 

O mecanismo expresso nesse trecho é a "sublimação".

No caso de Laura, ela manifesta o impulso de invejar seu irmão recém-nascido de uma maneira indireta e criativa. Em vez de expressar diretamente seus sentimentos de inveja, ela os transforma em um jogo imaginário, onde interpreta o papel de um mágico com poderes para transformar o mundo. Essa atividade imaginativa serve como uma forma de sublimar seus sentimentos invejosos em uma atividade criativa e aparentemente inofensiva.

Essa sublimação permite que Laura lide com seus sentimentos de inveja de uma maneira que não cause conflito direto ou perturbação emocional, ao mesmo tempo em que canaliza sua energia para uma atividade mais construtiva e socialmente aceitável.

Laura satisfaz seu ego com um mundo imaginário no qual não existe problema. Onde tudo gira em torno de suas vontades. Assim disfarça sua insatisfação  e cria meios de satisfazer seus desejos, nem que seja neste mundo imaginário, fugindo da realidade que tanto lhe desagrada.

A criança passa a agir com a negação:

"Negação: o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que
é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o
inexistente."

No exemplo supra citado referece ao mecanismo de auto versão adotada pela paciente no texto em referência

O mecanismo de defesa fantasiosa acaba engrandecendo algo ruim dentro dela

Para evitar a expressão desse sentimento inaceitável, Laura exagera na expressão de sentimentos opostos, fazendo uso do mecanismo de defesa FORMAÇÃO REATIVA!  Porém ela não se limita a um único mecanismo inserindo também o mecanismo de IDENTIFICAÇÃO, pois Laura faz uso da fantasia através da imagem do mágico buscando alcançar traços e qualidades desse personagem, construindo assim outra realidade psíquica.

PreviousPage 113 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱