Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 114 of 123Next

Em minha opinião, Laura utiliza o mecanismo de defesa da Sublimação que é o mecanismo responsável por redirecionar a energia de um impulso para outra atividade socialmente mais aceitável ou desejável.

Identificado mecanismo inconsciente dissociado, projetado em imaginação na figura do mágico com poderes para tudo.

Penso que determinados mecanismos podem embotar algum tipo de sentimento recalque nesse caso as pulsões passam a outros sistemas psíquicos como pré-consciente e consciente essa pulsão se propaga para o ego em busca de um tipo de prazer e satisfação no caso a menina têm uma fixação e inconscientemente impede o psicanalista a observação o acesso ao ID.

Observamos Laura numa especie de fuga cira um mundo magico donde ela poderia construir um Mundo que nao lhe negasse a sua posicao de afeto.

Nesse caso, vejo que Laura tenta amenizar a dor do sentimento de perda da mamãe. Na sua cabecinha, a chegada do irmãozinho é uma ameaça ao seu reinado. Daí, ela sublima o afeto no sentido de afastar o sentimento de ciúmes, tornando possível e suportável num mundo imaginário. Ter o poder mágico de converter as situações dar ela o conforto de que tudo vai ser do jeito que ela quer. Laura tenta mostrar que está alheia a chegada do irmão, suprimindo o impulso, inconsciente, do afeto, do indesejado. Para que com isso possa ter a atenção e o carinho de seus pais.

Ela cria um jogo porque ela quer que tudo seja como ela quer porque ela não quer perder o controle da situação nem mesmo ilusório da parte dela tipo uma manipulação não perder o domínio problema de inveja ciúmes e disputar com o irmão mais novo ciúmes problema de ser rejeitada de ser jogada pra escanteio medo de pouco afeto ou falta de atenção com relação aos pais e adultos insegurança e se sentindo solitária

Bom eu entendo que seja o mecanismo de defesa de Fixação, pois ao estar perto do irmão, ela tem esse tipo de comportamento, e ainda mais pela faixa etaria que a mesma esta.

Com a chegada de um novo integrante na família, Laura se sentiu com inveja de tanta atenção que, agora, a família está dando ao bebê. Utilizando-se do mecanismo de negação, Laura adquiriu a habilidade de entrar em seu mundo onde é possível que se torne uma mágica e controle o mundo como bem quiser, retirando a atenção dela do sofrimento causado pela inveja, dando à ela uma sensação de conforto, embora a causa em si não seja resolvida.

Interessante observar como o inconsciente muitas vezes é 'MiMaDo"e irracional,  jamais se põe no lugar do outro e é egoísta, não sabe lidar com os 'nãos' da vida.. Laura não sabe como expressar a lugar em que se vê, se sente isolada, sozinha, menos preferida, talvez exista ali um pouco do narcisismo e como defesa cria um mundo paralelo onde pode fazer com que tudo seja do seu jeito novamente, com ela no centro do palco tendo todas a as atenções.

Na história que foi apresentada onde Laura sente inveja de seu irmão, o mecanismo de defesa expresso é a formação reativa, que ocorre quando uma pessoa substitui um impulso ou sentimento inaceitável por um comportamento ou sentimento que representa exatamente o oposto. No caso de Laura, o impulso inaceitável é a inveja que sente de seu irmão recém-nascido, mas ao invés de expressar diretamente essa inveja, que é um sentimento perturbador e socialmente indesejável, ela adota um comportamento que é exatamente o oposto: um jogo imaginário onde ela assume o papel de um mágico poderoso e nesse mundo apenas as emoções que são aceitáveis aparecem.

 

PreviousPage 114 of 123Next