Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 120 of 153Next

Laura possivelmente está está vivendo a fase de desenvolvimento psicossexual natural da criança, a fase fálica em que há conflitos com o pai e um desejo pela mãe.

Conforme o texto nos mostra, Laura em seu período de latência, viu o seu irmão com inveja, mesmo sendo difícil  na análise, mas Laura através do seu jogo imaginário, nos dá uma pista do que está acontecendo com ela, ou seja, o complexo de Édipo.

Trata-se de um mecanismo de defesa em que a criança desloca seus sentimentos para uma fantasia dissociada dela própria para então,  para suportar   o ciúmes que tem de seu irmão.

Laura através da fantasia cria uma realidade alternativa para “tentar” lidar com algo que lhe é insurportável. Negando a existência desse sentimento perturbador, sublima e fantasia nova realidade.

Neste citado exemplo, podemos observar claramente o amplo uso do mecanismo de defesa de Laura agindo para a plena conservação do seu ego, que no presente estado de latência, está procurando uma estabilidade dos valores aprendidos e apreendidos durante as fases anteriores.

O caminho que a mente de Laura toma inicialmente é o do recalque, jogando todas as percepções vividas intensamente no período do nascimento do irmão, processo esse que, seguramente, já teria iniciado ao saber que sua mãe estava grávida, com o passar do tempo com a observação da mudança de tamanho da sua barriga, aumentando sua ansiedade ao observar que seu mundo estava mundo na expectativa da chegada de um novo Ser no seio da sua família.

Numa procura feroz de espaço no seu ego para tantas informações recalcadas, a supressão foi o segundo passo tomado pelo seu mecanismo de defesa, onde simplesmente a mente resolveu não pensar no assunto, como se simplesmente, não houvesse nenhum fato, realmente relevante, acontecendo.

E finalmente a sua infanto criatividade se expressa muito habilmente através do mecanismo da diassosiação, imaginando que é um grande mágico com incríveis poderes, onde certamente um dos seus maiores e melhores feitos deve ser a mágica da invisibilidade, onde pode permanecer nos ambientes sem ser vista, a do desaparecimento, podendo sumir com o recém nascido quando achar necessário e o da transformação, onde consegue transmutar a doce e cativante figura do bebê, num horrível monstro que assusta a todas as pessoas, principalmente seus pais.

 

Laura tem ciúmes do irmão e tem em seu ego a forma de menosprezar os feitos do irmão no intuito de diminuir e anular tudo que vem do irmão!

No caso citado, a criança nega um sentimento  / pensamento e se dirige ao seu interior onde pode manipular sua própria realidade. Como é um mecanismo inconsciente, talvez a criança não consiga notar em seu consciente e explicar ao terapeuta, por isso a dificuldade de diagnosticar.

O caso proposto já sinaliza que a criança tinha facilidade para esconder o ciúmes que sentia. Segundo Freud, se está diante um mecanismo de defesa do ego. Pode-se identificar alguns traços do mecanismo chamado sublimação, em que o desejo se separa do objeto ganhando outra finalidade. A criatividade da menina em criar uma história com enredo, e personagem, denota uma capacidade que a criança teve de administrar o seu impulso e transformá-lo em algo criativo, lúdico, por sua vez artístico. Fato esse extremamente sinalizado por Freud no que concerne a esse mecanismo de defesa.

Mecanismo de defesa, são meios de proteção criados pelo inconsciente para distanciar indivíduos de eventos, atitudes, sentimentos, crenças, palavras e pensamentos desagradáveis.

No caso Laura, ela usa o Ego e é bem forte, pois ela usa de subterfúgios aqui descrito como mágica para esconder seu ciúme. Tslvez com medo de perder seu lugar nos sentimentos da familia

PreviousPage 120 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱