Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 124 of 153Next

O mecanismo de defesa é a fantasia, desse modo ela imagina uma forma de mudar a realidade no seu jogo imaginário, sendo mágica ela pode transformar tudo o que puder naquilo que    quiser.

Laura criou um mecanismo de defesa para reprimir o sentimento de inveja para o seu irmão. as defesas são a melhor maneira de enfrentar os conflitos e os afetos. Laura, usa as fantasias como um mecanismo de identificação defensiva, no qual se busca alcançar através do inconsciente uma aceitação

Temos um mecanismo de defesa utilizado por Laura que é a fantasia. No seu mundo imaginário tudo ocorre a seu favor e a sua satisfação. Ela tenta mudar a sua realidade de ciúmes criando a sua própria realidade imaginária.

É notável que a criança nessa fase ela quer toda atenção pra ela em questão do seu ego, pois não aceita o irmãozinho por acha que ele está tomando o seu lugar. Anna Freud junto com Freud fizeram esse análise do ego na infância por parte dos pais que a criança só quer toda atenção pra era mesma.

O mecanismo expresso nesse caso é a sublimação. A paciente, Laura, canaliza seus impulsos de inveja e ciúmes em um jogo imaginário, onde ela se coloca no papel de um mágico com poderes para transformar o mundo. Essa atividade criativa e fantasiosa permite que ela lide com seus sentimentos de forma menos direta e mais aceitável. A sublimação é uma estratégia psicológica na qual impulsos ou emoções indesejadas são redirecionados para atividades socialmente aceitáveis ou criativas.

Nesse caso, Laura está usando o mecanismo de defesa sublimação, transformando a inveja em uma imaginaçao mágica

Nessa situação Laura cria um mecanismo de defesa fantasiosa.Ela tenta compensar a sua frustação criando um mundo imaginario aonde ela consegue controlar a suas emoções atravez da suas fantasias

 

Laura está utilizando a fantasia como mecanismo de defesa, buscando  satisfação  ilusória dos desejos inconscientes.

A criança talvez cria um universo imaginário como forma de lidar com sentimentos que sente pelo irmão onde certamente seus comportamentos são reprimidos e invalidados pelos cuidadores pela natureza de sentimentos não bons para com o outro.

Laura tenta negar seu sentimento de inveja do irmão recém-nascido, usando como personagem um mágico. Ou seja, ela está em estado de negação e é nesse papel em que ela consegue expressar parte do que sente. Ainda muito nova para entender o que está acontecendo, seu corpo já criou um mecanismo de defesa para ela.

PreviousPage 124 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱