Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 125 of 153Next

No caso apresentado, acredita-se que Laura apresenta um mecanismo de defesa compatível com a SUBLIMAÇÃO, ou seja, ela separa a inveja e atenção que o seu irmão passa a ter e projeta para outra finalidade, criando uma fantasia e busca uma outra finalidade, visando a satisfação.

Segundo Freud o ego é uma das três partes principais da estrutura psiquica, ele ajuda a mediar entre impulsos instintivos do id e as demandas do mundo real. além de ser responsável pela tomada de decisões. media as exigencias do superego e as realidades do mundo externo.

Os mecanismos de defesa são estratégias psicológicas inconscientes que o ego utiliza para proteger a mente da ansiedade e do conflito interno.

A inserção de um sujeito em grupo é um processo complexo que envolve dinâmicas sociais e psicológicas como a identificação  e afirmação da identidade, socialização e integração, dinâmicas de grupos,  mecanismos psicológicos, mecanismo de defesas, perspectivas psicanalíticas, promovendo adaptação tanto do indivíduo como do grupo.

 

 

Essa historia envolve um mecanismo de defesa chamado "fantasia"

A fantasia permite que a criança lide com os sentimentos de ciúmes e impotência criando um mundo imaginário onde ela tem o controle e poder. No jogo imaginário, a criança se torna um magico com poderes extraordinários, o que da a sensação de importância e controle que ela sente que esta faltando na realidade. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e o desconforto causados pela mudança na dinâmica familiar.

O mecanismo de defesa que Laura está expressando é a formação reativa. Esse mecanismo ocorre quando uma pessoa inconscientemente transforma um impulso ou sentimento inaceitável em seu oposto para reduzir a ansiedade associada a esse impulso. No caso de Laura, a inveja de seu irmão recém-nascido, um sentimento considerado socialmente inaceitável e difícil de reconhecer, é transformada em um comportamento imaginário positivo e poderoso. Ao assumir o papel de um mágico com poderes transformadores, Laura está inconscientemente negando e lidando com sua inveja e ciúmes de maneira aceitável para ela, mascarando o impulso negativo com uma fantasia de controle e poder, o que lhe permite evitar a culpa e a ansiedade associadas a seus verdadeiros sentimentos.

O comportamento de Laura com eu irmãozinho é o complexo de Édipo.

Usando a fantasia como mecanismo de defesa, O inconsciente de Laura inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade, como sendo magica, pode trasformar ou influenciar qualquer pessoa

 

Levando em consideração o caso apresentado, observa-se o complexo de Édipo que é um dos assuntos abordados pela psicanálise.

A emoção reprimida por Laura leva a regressão. Regredindo com atitudes mais infantis e ilusorias.

Laura parece estar com emoções reprimidas ,  cria então um mecanismo de defesa , através de um jogo imaginário,   um mundo irreal onde rla faz com que tudo aconteça como ela gostaria que realmente fosse.

No mecanismo de "negação", o individuo nega a si mesmo e busca uma nova realidade inexistente, ao fantasiar a uma negação de seus sentimentos verdadeiros.

PreviousPage 125 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱