Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 126 of 137Next

Laura usa um mecanismo de defesa. Onde o id prevalece ao tentar modificar a realidade

A menina quer a atenção de sua mãe expressado através do ciúme que inconscientemente revela que a  mesma não quer dividir a mãe com os irmãos. O comportamento da menina é uma manifestação do recalque referente ao Complexo de Édipo

Mecanismo de sublimição, tipo de mecanismo de defesa maduro, no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis ​​são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis.

O mecanismo de defesa que está sendo expresso na história, por Laura, é a sublimação. Isso por estar transformando um sentimento negativo em algum comportamento socialmente aceitável e, ou construtivo, no caso transformando um sentimento de inveja e ciúme em um jogo imaginário onde desempenha o papel de um mágico.

Considerando que Laura está numa fase de desenvolvimento, fase de latência, o mecanismo que nela surgia, segundo o que interpretei, era a Repressão.

Mesmo que seja um conceito distante para você, todos os sentimentos demonstrados pelas crianças devem ser encarados como uma oportunidade de diálogo, desenvolvimento socioemocional e fortalecimento do relacionamento.

O relacionamento entre irmãos é um laboratório para a vida. Por meio dele, as pessoas aprendem a viver em grupo, a se relacionar com outros indivíduos.

O novo irmão é uma escolha dos adultos, e não da criança. É natural que ela comece a se sentir em dúvida em relação ao amor dos pais. É um sentimento de ser excluído

O mecanismo utilizado por Laura é a fantasia. A fantasia permite que Laura lide com seus sentimentos de inveja e ciúme transformando-os em um jogo imaginário, onde ela tem poderes mágicos. Este mecanismo de defesa ajuda a desviar e conter os sentimentos negativos, permitindo que ela os expresse de uma maneira menos direta e mais aceitável.

A fantasia é um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação e uma realização ilusória dos desejos inconscientes. O inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade. No caso supracitado Laura, na incapacidade real de mudar os fatos ( nascimento do seu irmão) , projeta uma nova realidade sendo um mágico que controla com gestos o mundo inteiro ( seus pais), onde poderia voltar a ter todo o afeto de filha única, voltando ao local seguro e confortável (regressão).

Laura tenta transformar impulsos inaceitáveis em algo aceitável,  fantasiando um mago com poderes mágico,  lidando assim com seu sentimento de inveja sem confrontar de forma direta com impulsos negativos. Esse mecanismo de defesa é a sublimação.

O texto citado trata-se da sublimação.

A sublimação é um mecanismo pode ser visto como um recurso que o ego desenvolve, na latência, para lidar com a pulsão, canalizando-a para outras atividades e para vias alternativas de obtenção de prazer, no intuito de manterem afastados do ego os conteúdos conflitivos.

PreviousPage 126 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱