Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 127 of 137Next

Tendo em vista que Laura está no período de latencia, e com a chegada do irmão a tendência dos pais é dar mais atenção ao recém chegado, em Laura desperta o alerta sentindo que seu irmão é um inimigo que rouba totalmente sua atenção com relação aos pais . Claramente complexo de Édpo

A menina de forma inconsciente nega seus sentimentos, reagindo ao pensamento insuportável ela não consegue manifestar esse sentimento no momento da análise.

fugindo de forma inconsciente através da fantasia, do que realmente sentia.

O recurso utilizado foi o mecanismo de defesa, inconscientemente havia culpa, o sentimento foi reprimido, porém de alguma forma ela expressou.

O ciúme surge como um sinal de alerta, quando acreditamos que algo não está indo bem ou como desejamos. Pode ser um problema real ou estar presente apenas no imaginário. Só que faz parte do nosso instinto querer eliminar toda e qualquer ameaça que nos tornam inseguros, desprotegidos ou em desvantagem.

A neurociência, através de estudos e ressonâncias magnéticas, mostrou que o ciúme faz funcionar com mais intensidade uma parte do cérebro chamada córtex anterior cingulado (CAC), a mesma área ativada quando sentimos dores físicas.

Neste caso citado O diálogo é a melhor forma de resolver a situação. Muitas famílias passam por situações de ciúmes entre os irmãos, mas é preciso ter calma, pois é um sentimento natural do ser humano. Os responsáveis precisam ter atenção no modo de ensiná-los a lidarem com essa emoção para que não os prejudique

Acredito que mais de um mecanismo de defesa esteja ativo, como a negação e a inversão por exemplo.

Laura para amenizar seus conflitos,fantasia magicamente como se essa fantasia transformasse o que era mal em bem...

Este é um claro episódio de Regressão, onde a menina quer vivenciar novamente aquele período em que seu irmão vive neste momento, para se sentir segura e confortável como ele, recebendo muito amor e atenção.

Nos estudos de Freud o id e o ego se confrontam e o superego por isso temos muita vezes a vontade de fazer algo mais pensando bem não fazemos filtramos o proposito e o mecanismo de defesa foi dispensado pela ANNA Freud E SEU PAI.

Esse caso mostra que Laura usou a defesa de Identificação: segundo Volpi (2008, p. 2) “[...] o indivíduo se
identificando com o outro (pessoa ou objeto), cria internamente uma imagem ou fantasia e projeta isso para fora de si identificando-se com esta fantasia e
construindo uma outra realidade psíquica”.

Ela projetou em outra coisa suas frustrações quanto ao irmão , reprimiu aquele sentimento e o projetou nas suas fantasias.

PreviousPage 127 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱