Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 134 of 153Next

Nesse desafio a criança liberava seu Id para saciar seu desejo de atenção e de presevação, principios ligados a sensação de prazer em receber atenção Por outra lado o seu Ego era ativado para que a realidade de suas manifestações no caso magicas sejam de referencia ao que ela estava vivendo, muitas das vezes não será observados pelos pais pois apenas julgaram que a criança busca atenção,  esses implusos também tem referencias a traumas vividos pela criança que inconscientemente traz em sua carga genetica.

A história de Laura foi apresentado por Anna Freud (2006), que, neste caso, identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de sublimação, transformando a situação para um nível aceitavel a ela, usou também o mecanismo de negação uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão.

O mecanismo de defesa expresso no relato de Laura é o "fantasia", um tipo de defesa psicológica onde a criança utiliza a imaginação para lidar com emoções ou desejos inaceitáveis. Neste caso, Laura, ao sentir inveja do irmão recém-nascido, recorre ao jogo imaginário para transformar sua realidade. Ela cria um papel de "mágico" com poderes, permitindo que, simbolicamente, manipule e controle o mundo, o que pode representar uma tentativa inconsciente de recuperar a atenção e o controle que ela sente ter perdido com a chegada do irmão.

Na minha opinião, Laura tem um mecanismo não defensivo, a identificação, pois cria uma fantasia de ser um mágico e projeta isso para fora de si, identificando-se com essa fantasia, construindo uma outra realidade psíquica.

Laura, a irmã do bebê desenvolve através de um jogo imaginário, uma dupla personalidade a de magica a qual, tem poderes para transformar suas emoções, suprimindo o sentimento de divisão de amor dos pais com o novo bebê inclusive nesse processo imaginário pode transformar o bebê no que quiser sem tanto valor , invertendo a situação de que  o bebê por ser mais pequeno preciso de maiores cuidados dos pais. E dissociando o seu papel de irmã na vida do bebê não aceitando o fato de ter dividir seus pais com o bebê e sim ter poderes em relação a situação de um novo membro na família como fosse única especial.

Sublimação um mecanismo de defesa a qual se refere ao paciente com extrema fragilidade

  1. Complexo de édipo,sublimação

Na história, Laura, durante o período de latência, demonstra inveja de seu irmão recém-nascido, mas essa emoção não é facilmente identificável na análise. Ao invés de expressar diretamente essa inveja, ela começa a realizar um jogo imaginário, onde desempenha o papel de um mágico com poderes transformadores.

Esse comportamento sugere o uso do mecanismo de defesa da fantasia ou da sublimação. A fantasia é uma forma de escapar de desejos ou impulsos incômodos, criando uma realidade alternativa em que esses desejos são realizados de maneira aceitável. Sublimação ocorre quando impulsos ou sentimentos inaceitáveis são canalizados para atividades ou fantasias socialmente aceitáveis. No caso de Laura, ela parece lidar com a inveja projetando um cenário de poder imaginário em sua fantasia.

Portanto, pode-se concluir que o mecanismo de defesa expresso é a fantasia ou sublimação.

O subconsciente de Ana age de tal forma ao ponto de nem a analista perceber o fator que é o ciúmes pelo irmão. Ela criar o poder das mudanças através da mágica mostra seu deslocar da realidade para conseguir viver com uma situação imposta a ela a presença do seu irmão.  Esse ato do imaginário me trouxe a reflexitir sobre muitos amigos imaginários que as crianças possuem e o que realmente pode estar por trás destas criações.  Neste caso da Ana percebe-se que o ego em sua razão controla o id que por sua vez usa o subconsciente pra se defender.

A criança que inveja seu irmão recém-nascido usa dois mecanismos de defesa a sublimação - Através da imaginação e do jogo simbólico, ela pode canalizar seus sentimentos de inadequação e competição para uma atividade criativa e socialmente aceitável e, a fantasia - onde possui poderes mágicos, a criança pode experimentar um senso de controle e poder que talvez sinta faltar em sua vida real.

PreviousPage 134 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱