Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 14 of 123Next

Laura está usando o mecanismo de defesa de sublimação, segundo a Psicanálise a libido ou desejo que não pode ser realizado está sendo transferida para algo que lhe traga satisfação.  No relato citado Laura se incorpora em um papel de mágico onde pode realizar tudo aquilo que deseja.

ego super ego crianças inveja etc .dentro de uma analise bem estruturada se deve encontrar motivos para iniciar um bom tratamento .

O mecanismo de defesa de Laura foi criar  uma situação em sua mente  capaz de eliminar o desprazer iminente. Ela fantasia uma história diferente daquela que vive na realidade  e que não  tolera. De acordo com o que foi lido, acredito que o mecanismo de defesa do ego utilizado aqui seja o de negação, que é quando o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente.

 

Cria o mecanismo de NEgação.

Examinando o material disponibilizado, próprio do presente módulo, acredito que o mecanismo de defesa utilizado pelo ego da criança seja o da Dissociação, que sugere “(...) a separação de sentimento/pensamento contraditórios, como amor ou ódio, em relação a um mesmo objeto.” No caso em tela, Laura ama seu irmão, porém tem muito ciúme de sua posição diante dos pais, que, a seu ver, a coloca em segundo plano, causando-lhe grande sofrimento. Por não saber como e nem admitir que odeia essa percepção, adota esse mecanismo de fantasiar uma condição superior, na qual se vê capaz de transformar a realidade em seu entorno, obtendo com tal fantasia uma compensação por seu sofrimento. Ela cria um novo sujeito, como se temporariamente passasse a ser outra pessoa.

Neste relato está claro o complexo de édipo.

Olá Viviane Gonçalves concordo com você. Por que isso era unica forma encontrada por ela pra se defender de lutar como você sobre o que ela sentia.

O inconsciente age nela de forma reativa a ponto de fazê-la agir de maneira a tentar impedir sua própria inveja.

Oque podemos dizer a respeito de Laura, quando se vê inconscientemente que seu irmão mais novo pode tomar seu lugar, a mesma se arma com um sistema de defesa, essa inversão ocorre para se proteger, e ao mesmo tempo se manter em busca de uma segurança mesmo que fantasiosa para que em meio a sua ilusão sua sanidade seja mantida em segurança, como em um conto de fadas, algo bem comum em crianças já que o super ego ainda em desenvolvimento, reagrupando idealizações de defesa, sendo necessárias hora para o período de latência em desenvolvimento seguramente.

De acordo com as características vista pela analista, percebemos no caso da menina um comportamento de defesa que pode ser interpretado sob a ótica dos mecanismos de defesa do ego. Dessa forma, vale destacar que, nessa interpretação dos fatos, que o comportamento humano  admite muitas variáveis e histórias particulares que resultam em ações específicas como o caso da brincadeira de mágico.

Para identificar o mecanismo de defesa atuante, é necessário pensarmos que, em psicanálise, não falamos em hipótese propriamente dita, mas um conjunto de fatores conjuntos que promovem um determinado comportamento.  No caso de Laura, é possível ver elementos de alguns mecanismos de defesa como a sublimação, a formação reativa e a identificação entre outros se considerarmos o contexto como um todo. Os mecanismos de defesa aparecem com o objetivo de lidar com algum sentimento, pulsão ou libido difíceis de serem tolerados pela pessoa, e nesse sentido, mostram uma parte inconsciente do ego na luta contra desejos socialmente menos aceitos.

Ao iniciar uma brincadeira de mágico, observa-se o mecanismo da sublimação, pois Laura demonstra a inveja pelo irmão através de um comportamento mais aceito, lúdico e consequentemente mais aceito pelos pais e sociedade já que parece ser uma atitude inocente. Dessa forma, lida com o sentimento do nascimento do irmão de maneira recalcada. Alguns traços de formação reativa também podem ser vistos considerando-se o comportamento da brincadeira. Se passar por um mágico passa  a ideia de um comportamento mais calmo e feliz relacionado a um mundo onde tudo é possível. Entretanto, nesse mecanismo de defesa, a resposta é justamente um comportamento inverso a uma postura agressiva em que os verdadeiros sentimentos de raiva e inveja ficam guardados com a pessoa. Por fim, a identificação consiste em tomar para si características de uma outra pessoa ou objeto que possam criar outra realidade psíquica que ajuda a lidar, inconscientemente, com a situação insuportável para a pessoa.  Laura apresenta características desses mecanismos de defesa diante da situação do nascimento do irmão que para ela representa uma mudança e um novo ciclo de vida.

 

PreviousPage 14 of 123Next