Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 144 of 178Next

LAURA CRIA UMA FANTASIA E AO MESMO TEMPO, RELACIONADA COM COMPLEXO DE ÉDIPO. TENTA AO MESMO TEMPO CRIARESSA FANTASIA (NOVA HISTÓRIA) MAS CARREGA O DESEJO INCONSCIENTE DE RIVALIDADE, ONDE DESENVOLVE HOSTILIDADE E/OU CIÚMES EM RELAÇÃO AO IRMÃO. É UM TRABALHO IMPORTANTE E PERIGOSO POIS É PRECISO MOSTRARA A CRIANÇA QUE ELA, COM RELAÇÃO AO IRMÃO, DEVE PROTEGÊ-LO, CUIDAR, AMPARAR E ETC.

Na sua imaginação ela cria essa brincadeira da magica como forma de reprimir a vontade de que o irmão não existisse,fantasia e reprimi sua vontade!

O mecanismo é o complexo de Édipo.

O ego na formação reativa age por meio do mecanismo de inversão no inconsciente, expressando na pratica o que foi apresentado no exemplo em questão.

A história de Laura expressa o mecanismo de defesa da projeção. Ela projeta seus sentimentos de inveja e ciúmes em relação ao irmão recém-nascido, vendo-o como rival, em vez de reconhecer suas próprias inseguranças. Isso ajuda a lidar com suas emoções, mas também dificulta a compreensão de suas necessidades emocionais.

 

 

Conforme a história apresentada, o impulso que Laura sente provoca a inveja e o ciúme de seu irmão. Para lidar com essa dor, seu ego tenta ativar algumas defesas. Assim, sua repressão e a formação reativa cria o jogo imaginário que representa uma busca por conforto e uma forma de enfrentar seu complexo de Édipo.

De acordo com o que Freud nos apresenta, sobre a nova concepção de sujeito, podemos notar que a paciente mostra um caso de complexo de Édipo.
E podemos notar que ela usa do mecanismo de defesa NEGAÇÂO, pois ela começa a fantasiar, negando a sua realidade.

Laura utilizou como mecanismo de defesa o Ego, fantasiando um jogo para reprimir suas emoções.

Acredito que ela passa de um estágio de negação para um de  deslocamento, direcionando assim, a pulsão para outro reação.

Neste caso houve uma inversão em reação ao afeto mostrando uma relação obsessiva em relação a pulsão. Ela não conseguia conter a inveja que tinha ao recem nascido devido aos cuidados dispensados a ele e assim houve negação e o inconsciente absorveu sua pulsão.

PreviousPage 144 of 178Next