Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 145 of 153Next

O mecanismo de defesa expressado por Laura é o de "isolamento", pois, ela desassocia a recordação que estava relacionada a ela.

Toda vez que acontece uma mudança drástica na vida de uma pessoa, certamente teremos também uma mudança de comportamento e no casa da pequena Laura isso não seria diferente. No caso de uma criança ela entende que perdeu seu lugar de atenção e que nada será como era antes, é como se houvesse um corte em sua realidade e do nada sua vida se transforma. Entendo que Laura  " idealizou" aquele nucleo familiar e a chegada do irmão rompeu com suas expectativas.

vemos nesse comportamento de ciúme da Laura, o complexo de édipo que estar latente a figura paterna, um ciúme natural devido a chegada do seu irmãozinho, que agora chega pra contrapor seu pai.

Nesse caso seria um mecanismo de defesa, uma forma de se manifestar sem demonstrar diretamente o sentimento por trás de tudo.

Como forma de escapar dessas pulsões, inconcientemento tinha essa atitude, uma forma de precher imaginariamento uma importancia no espaço (familia) ocupado, como sendo alguém que não fosse ela mesma, para então se trasferir do lugar de desconforto onde não sabia lidar ou entender o que sentia.

Na teoria freudiana, a criança pode sentir ciúme ou rivalidade com outros irmãos porque vê neles uma ameaça à sua exclusividade no relacionamento com os pais. Assim como no complexo de Édipo, onde há um desejo de exclusividade em relação ao genitor do sexo oposto, a criança pode sentir que o irmão mais novo “rouba” o amor ou a atenção dos pais, o que gera ciúmes.

A manifestação clara e específica dos afetos de ciúme e de inveja nas situações de rivalidade sobre posse/não-posse de um bem , seja ele uma figura humana, são sinas do complexo de Édipo, e no caso específico, contra a predação e descontinuidade no afeto existe o comportamento de fuga.

Laura está aplicando o mecanismo de defesa, o da sublimação, ela está com ciúmes e chama atenção pra outras coisas que ela acha que vai tira a atenção dos pais, não poderemos dizer que seria o complexo de Édipo, pois ela já passou dessa fase e no caso ela não está querendo o pai somente pra ela, ela quer somente o irmão fora de cena, por isso ela inventa o show de mágica na cena, porque ela quer chamar atenção mais que o bebê.

O mecanismo de defesa presente na história de Laura é a sublimação até por conta da fase de latência .Ela, ao sentir inveja de seu irmão recém-nascido, um afeto dominante, não manifesta diretamente esse sentimento. Em vez disso, canaliza essa energia para um jogo imaginário, no qual assume o papel de um mágico com poderes para transformar o mundo. Esse comportamento é um exemplo clássico de sublimação, onde impulsos negativos, como a inveja, são redirecionados para atividades criativas e socialmente aceitáveis, permitindo que Laura expresse seus desejos de maneira simbólica e inofensiva.

Nota-se que Ana cria um mundo de fantasia onde ela pode ser o centro das atenções ,uma vez que se sentiu substituída pelo irmão.

PreviousPage 145 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱