Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 152 of 177Next

Como um jogo, no mundo imaginario, Laura transforma tudo no que realmente queria e nao admite de forma alguma estar sentindo inveja do irmao recem-nascido. O Complexo de Edipo, descrito por Freud, descreve a atitude de Laura em relaçao ao irmao recem-nascido.  Uma forma de chamar mais a atençao, ela cria um mundo ficticio, onde controla tudo como queria.

Ela reprimiu o fato de está com inveja, trazendo a tona uma forma de ser o objeto mais atrativo do ambiente em que convive.

A situação em questão trata do complexo fraterno que é entendido como um conjunto organizado de desejos hostis e amorosos que a criança experimenta em relação a seus irmãos. A chegado de um novo irmão tornou-se uma ameaça para Laura, suscitando nela sentimentos de inveja e hostilidade. Como mecanismos de defesa, Laura me pareceu utilizar-se de uma combinação de: formação reativa, sublimação e fantasia.

De acordo com o que foi ensinado, além de se defender das pulsões (impulsos) do id (ciúme causado por uma real ou imaginária retirada do afeto), o ego também se defende dos afetos associados a esse impulso, a exemplo de culpa, mal-estar, raiva.

Depois de ler e reler os exemplos, achei que a projeção melhor se encaixaria, pois é o ato de atribuir pensamentos, sentimentos e impulsos intoleráveis para si  mesmo a outra pessoa. Segundo o texto, "necessariamente, antes da projeção, vem um mecanismo de negação, ou seja, uma forma de deslocamento que se dirige para fora e atribui a outra pessoa seus desejos contra os quais existem objeções". No caso prático, o mágico tem uma varinha mágica que poderia mudar tudo (tudo o que ela gostaria que não existisse ou se estabelecesse).

Em conclusão, o mecanismo utilizado é o da negação, acompanhada da projeção na pessoa do mágico com sua super varinha com poder , e claro, desejo para mudar tudo.

EGOCENTRISMO FAZ COM QUE O PROXIMO SE SINTA SUPERIOR EM TODAS AS CINCUSTANCIAS DA VIDA

Sim, concordo, a negação do indivíduo é que dificulta bastante o psicanalista encontrar a causa real, pois no momentos que ela se encontra em fuga, ela praticamente prefere ficar nesse mundo paralelo onde ela não sente dor.

Negação. O ego, então, se utiliza desse mecanismo  de defesa para se defender dasconstantes inserções das pulsões na busca de uma incansável satisfação. São parcialmente inconscientes, podem ser utilizadas como uma forma de
adaptação, como também podem se transformar em patologias em função da intensidade, frequência e rigor.

A criança ao sentir ciúmes do irmão cria em sua mente uma fantasia para lidar com a insatisfação da presença e cuidados em que seu irmçao esaria recebendo. Neste caso a fantasia entra como uma fulga para criar uma forma melhor de lidar com a presença de seu irmão.

 

 

Repressão mecanismo de defesa utilizado para evitar deliberadamente pensamentos dolorosos mantendo os fora da consciência.

Como vimos acima Laura tem ciúmes e inveja do irmão, mas não assume esse sentimento pq é muito doloroso, então cria um mundo de fantasia, constrói uma realidade psíquica para dizer que é sua vida e assume essa realidade fantástica nem que seja somente no jogo, se desconectando da realidade para aliviar sua dor.

O mecanismo de defesa de Laura é a fantasia ou identificação.

PreviousPage 152 of 177Next