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Desafio - Módulo VI

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  • Ela estava  com  alguma emoção  reprimida ao mesmo  limpo que  estava  fazendo  uma  projeção  de algo que ehe  foi passado  externamente  ao que  parece  ela estava fazendo  uma edentificaçaō projetista.
    Spoiler

O mecanismo de defesa que está sendo expresso nesse caso é o substituto simbólico ou formação reativa. Vamos analisar isso detalhadamen . Formação reativa: Trata-se de um mecanismo de defesa no qual o indivíduo age ou se comporta de maneira oposta ao impulso ou sentimento indesejado que está reprimido ou que não pode ser expressado diretamente. Isso ocorre como uma forma de esconder ou negar um impulso, dando lugar a comportamentos que são, na superfície, contraditórios a esse impulso.

Quando Laura entra em análise e se vê em situações em que poderia expressar sua inveja ou ciúmes, ela não consegue manifestá-los diretamente. Em vez disso, ela começa a realizar um jogo imaginário, no qual assume o papel de um mágico com poderes para transformar o mundo ao seu redor. Esse jogo de fantasia é uma forma indireta de lidar com os sentimentos reprimidos, substituindo a inveja por uma fantasia de poder e controle.

No caso de Laura, o jogo imaginário de ser um mágico com poderes de transformar o mundo pode ser uma substituição simbólica para o impulso de inveja, como se ela estivesse "transformando" ou "influenciando" a situação com seus gestos e imaginação, em vez de lidar diretamente com a sensação de inveja ou ciúmes. Essa fantasia de poder pode estar ajudando a proteger Laura da ansiedade associada à inveja de seu irmão.

 

4o mini

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Desafio Módulo VI
Em 27/11/2024

Caso da menina Laura com ciúmes do irmão:

Para Laura, era impossível admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, com isso usava esse mecanismo de defesa.
O ciúme do irmãozinho é uma etapa natural no desenvolvimento infantil, e com apoio e compreensão, a criança pode aprender a lidar com esses sentimentos de maneira positiva.
Embora Freud tenha focado mais na rivalidade fraterna (como no complexo de Édipo), ele reconheceu que sentimentos de inveja e ciúmes são naturais no desenvolvimento infantil.
Donald Winnicott enfatizou a importância do ambiente de cuidado na modulação da inveja. Um ambiente suficientemente bom pode ajudar a criança a lidar melhor com esses sentimentos.
Melanie Klein expandiu a compreensão da inveja, considerando-a uma emoção primária e instintiva que surge desde a primeira infância.
Na visão kleiniana, a inveja pode se transformar em ciúmes. Levando a preocupação com a possibilidade de perder o afeto ou a atenção de um objeto amado para outra pessoa. Esse ciúme pode gerar comportamentos possessivos e competitivos.

Como os pais devem lidar com isso:
Preparação para a Chegada do Bebê:
Envolver a criança na preparação para a chegada do novo irmão, explicando o que vai acontecer e como ela será importante nesse novo arranjo familiar.
Manter Rotina e Atenção:
Garantir que a criança continue recebendo atenção e afeto, mantendo suas rotinas e momentos especiais com os pais.
Incentivar o Vínculo: Promover atividades que incentivem a criança a se sentir parte do cuidado e da vida do bebê, como ajudar em pequenas tarefas.
Validação de Sentimentos: Reconhecer e validar os sentimentos de ciúme e insegurança da criança, ajudando-a a expressar essas emoções de maneira saudável.

Laura tem como mecanismo de defesa, seu imaginário "Fantasia", emoção reprimida, dando uma ideia do mecanismo de defesa psíquico que consiste em projetar aspectos do próprio "self" em outra pessoa, de forma a vivenciar o outro como parte de si mesmo.

Laura tem como mecanismo de defesa, seu imaginário "Fantasia", emoção reprimida, dando uma ideia do mecanismo de defesa psíquico que consiste em projetar aspectos do próprio "self" em outra pessoa, de forma a vivenciar o outro como parte de si mesmo.

Segundo a psicanálise freudiana, o ego (eu) é uma das três estruturas fundamentais da personalidade, junto com o Id (isso) e o Superego (supereu). Aqui estão as definições e funções do ego:

*Definição do Ego*

O ego é a parte consciente e racional da personalidade, responsável por:

1. *Consciência*: Percepção da realidade.
2. *Pensamento*: Processamento de informações.
3. *Comportamento*: Ações voluntárias.
4. *Adaptação*: Ajuste às demandas do ambiente.

*Funções do Ego*

1. *Defesa*: Proteção contra estímulos internos (ansiedade, medo) e externos (ameaças).
2. *Repressão*: Bloqueio de pensamentos, sentimentos e memórias inconvenientes.
3. *Racionalização*: Justificação de comportamentos inconscientes.
4. *Sublimação*: Canalização de impulsos instintivos para atividades criativas.
5. *Ajuste*: Adaptação às normas sociais e culturais.
6. *Autocontrole*: Regulação de impulsos e emoções.
7. *Pensamento lógico*: Análise e avaliação de informações.
8. *Comunicação*: Expressão de pensamentos e sentimentos.

*Relação com outras estruturas*

1. *Id*: O ego regula os impulsos instintivos do Id.
2. *Superego*: O ego é influenciado pelas normas morais do Superego.
3. *Realidade*: O ego busca equilibrar as demandas do Id e do Superego com a realidade.

*Desenvolvimento do Ego*

O ego se desenvolve ao longo da infância e adolescência, passando por fases:

1. *Ego primitivo* (0-1 ano): Desenvolvimento inicial.
2. *Ego infantil* (1-3 anos): Aprendizado e adaptação.
3. *Ego adolescente* (12-18 anos): Consolidção da identidade.

*Distúrbios do Ego*

Alterações no ego podem levar a:

1. *Ansiedade*.
2. *Depressão*.
3. *Transtornos de personalidade*.
4. *Psicose*.

 

Laura usou um mecanismo de defesa para aliviar seu sentimento de inveja e raiva. Criou um mundo imaginário onde ela podia expressar seus sentimentos, seus desejos, de uma maneira só dela, evitando assim que outros identificassem facilmente sua dor.

visivelmente o complexo de Edipo. O medo do que pode acontecer com ela apartir da chegada de um  novo integrante no lar. Angustia, medo, raiva , o medo do abandono, faz com que esta garotinha tenha tanta raiva.

Sentia -se ameaçada, com mistura de emoções, medo, ciúme......Achando talvez ser excluída pelos pais

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