Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 162 of 167Next

Sublimação: um mecanismo de defesa que permite canalizar desejos afetivos para outras atividades ou alvos, descarregando a energia acumulada e diminuindo a tensão e o sofrimento.

Acredito que o mecanismo que mais se associa ao fato é a Regressão:

Regressão: é a volta a um período de desenvolvimento anterior na busca de
um conforto, segurança e gratificação sentidas nessa fase. Segundo Volpi
(2008, p. 2), “é um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a
tensão, frequentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original”.
Exemplo: uma criança que volta a fazer xixi na cama quando nasce um
irmãozinho.

No entanto, o comportamento também pode ser classificado como Negação:

negação é um dos muitos mecanismos de defesa do ego cujo principal objetivo é proteger o indivíduo de uma realidade ou verdade dolorosa. Ele também pode inventar outra história para substituir a realidade desagradável, ou criar justificativas para não admitir algo. Como dito, a negação é um processo do subconsciente. Ela normalmente acontece sem a nossa percepção. Neste contexto, ela é somente identificada quando sofremos as consequências de permanecer em negação por muito tempo, as quais serão vistas mais a frente.

O jogo imaginário da irmã pode ser uma forma de lidar inconscientemente com a inveja ou ciúmes pelo irmão recém-nascido, expressando seus sentimentos de rivalidade de maneira simbólica. Esse comportamento está relacionado a mecanismos de defesa freudianos, como deslocamento, fantasia e projeção, onde ela cria cenários nos quais recupera o controle ou protagonismo perdido com a chegada do irmão. Assim, o jogo reflete seu esforço para elaborar o conflito interno causado pela mudança na dinâmica familiar.

Laura esta utilizando do impulso de regressão no intuito da volta do período de  desenvolvimento, na busca de um conforto assim  substituindo o impulso inicial pelo irmão, por outro totalmente fictício.

Laura usou o lúdico para lidar com a inveja do irmão, creio que de forma inconveniente.

O período de latência tem origem no declínio do complexo de Édipo. Nesse período há uma intensificação da repressão, uma transformação da catexia dos objetos (atos, sequência de pensamentos) em identificações com os pais e um desenvolvimento de sublimações. O ciúme dos pais representa o complexo de Édipo já que os pais deixam de ser objeto exclusivo  deste filho mais velho, e o artificio da figura do mágico funciona como um mecanismo de sublimação (mecanismo de defesa que consiste em desviar os impulsos sexuais para outras atividades ou alvo).

Ao me vê Laura esta utilizando o mecanismo de  defesa , retraimento, onde ela consegui se aproximar de se mesma entrando num mundo de fantasia e se afastando da realidade.

Neste caso, Laura manifestou o mecanismo de defesa Fantasia que é um processo psíquico que cria uma situação na mente para satisfazer um desejo reprimido (uma necessidade) que não pode ser atendido(a) na vida real. Esse mecanismo proporciona uma satisfação ilusória e temporária dos desejos inconscientes.

Usando esse mecanismo, a criança cria outro universo para substituir suas insatisfações por satisfações e fazendo um jogo imaginário, tudo será transformado e ocorrerá da forma que ela gostaria que fosse, pois ela é a mágica. Neste caso, os esforços empenhados pela criança, é para tentar modificar a realidade.

Conhecer todos os mecanismos de defesa é muito importante para que possamos identificar o porquê dos comportamentos dos pacientes dentro de um consultório.

A importância de uma análise e das informações da Psicanálise auxiliam e muito no quadro apresentado,  na verdade o inconsciente é um território amplo, e o que nos ajuda a trabalhar certas ações é entender as maneiras que ela se manifesta.

Essa criança está utilizando o mecanismo de defesa chamado fantasia ou fantasia compensatória.

Esse mecanismo ocorre quando a pessoa cria um mundo imaginário ou uma realidade paralela como uma forma de escapar de situações frustrantes ou desagradáveis. No caso da criança, ela recorre à fantasia de ser um mágico com poderes especiais para lidar com a situação de ciúmes e a perda de atenção dos pais após o nascimento do irmão mais novo.

A fantasia permite à criança aliviar o sofrimento emocional gerado pelo sentimento de rejeição ou diminuição de importância, criando um cenário onde ela sente que tem controle e poder, algo que lhe falta na vida real

Elenize Maria Alonso David has reacted to this post.
Elenize Maria Alonso David
PreviousPage 162 of 167Next