Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 161 of 167Next

Ela utiliza-se do mecanismo de defesa dissociação, uma vez que ela de desconecta temporariamente da situação que está vivendo, a qual para ela é desagradável. Conforme o texto estudado, "dissociação: é a separação de sentimentos/pensamentos contraditórios como o amor e ódio em relação a um mesmo objeto. A tentativa de integração gera uma ansiedade insuportável. Exemplo extremo é a dupla personalidade."

 

Fabiana Nobre has reacted to this post.
Fabiana Nobre

A Raiva e ciumes dela, nada mais é que o complexo de Edipo. Ela não foi bem 'trabalhada' pelos pais o fato de ter um novo integrante na familia, que demandará mais trabalho e atenção.

A Laura está com ciúmes do irmão - seus pensamentos e sentimentos chegam ao nível do intolerável. Claro que ela nega isso e utiliza do mecanismo da Projeção, atribuindo a um personagem imaginário alguns sentimentos. É, também , uma combinação com a Formação Reativa, pois não pode expressar exatamente o ciúme. Assim, o personagem imaginado disfarça os sentimentos assumindo outro discurso. No final, o objetivo é o mesmo, mudar o mundo atual (a presença do irmão).

Existe na ação dela claramente o complexo de édipo, mas também há uma forma de ressignificar seus sentimentos  emoções para evitar que seus impulsos, ou seu id seja mais expressivo.

Ao meu ver, ela apresenta um mecanismo de intelectualização , visto que sempre ao ser perguntada ou confrontada com falas sobre seu irmão, percebo através da "mágica" um isolamento afetivo - é como se ela como mágica pudesse fazer sumir seu irmão ou mudar o mundo para uma forma onde seu irmão não mais a causasse inveja.

Laura tenta fugir da realidade,entrando pra um  mundo imaginário,como  mecanismo de defesa.

o que conseguimos observar são pequenos mecanismos de defesa sendo manifestados.

observamos: repressão: existe um sentimento reprimido, uma percepção de abandono ou sentimento de "perda da mãe".

Negação: o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente. No caso esse sentimento de abandono, de perda da mae. E a

Projeção: é o ato de atribuir pensamentos, sentimentos e impulsos intoleráveis para si mesmo a outra pessoa. Segundo Silva (2010, p. 4),“necessariamente, antes da projeção vem um mecanismo de negação, ou seja, uma forma de deslocamento que se dirige para fora e atribui a outra pessoa seus traços de caráter e desejos contra os quais existem objeções”

o que vemos é que Laura acaba tendo varias percepções como medo, insegurança , ansiedade e seu sitema gera reações adversas como a repressão, negação  e a projeção, trazendo com o mágico a atenção que ela busca.

 

Laura esta vivenciando o mecanismo de defesa da fantasia. Ela cria fantasias para compensar a insatisfação e frustração através de um mundo paralelo, pois ali tudo acontece da forma como ela quer e usa essa modelo para tentar modificar a realidade que trouxe a insatisfação. No mundo fantasioso dela, ela poderia até mesmo através da mágica deixar de ter o irmão.

 

 

  1. Laura apresenta ciúmes dos pais pela atenção que é dada ao irmão mais novo, para fugir dessa realidade ela cria uma imagem fantasiosa onde na mente dela ela sendo o mágico recebe a atenção e pode estar no controle da situação já que na realidade dela ela não tem esse controle. Laura cria um mecanismo de defesa fantasiosa onde ela poderia nesse mundo fazer o irmão desaparecer como uma mágica.

Talvez esteja utilizando o mecanismo de dissociação, mantendo uma dupla personalidade. Uma que está no real, aqui e agora. Outra que está no mundo da imaginação.

PreviousPage 161 of 167Next