Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 178 of 178

Pela literatura apresentada eu entendo que seja o mecanismo da identificação, porque a Laura se identifica com uma outra pessoa, talvez alguém que tenha visto na TV, Internet ou em uma ida ao circo, por exemplo, que é o mágico. Por ter presenciado que o mágico pode fazer aparecer/desaparecer objetos e animais por palavras pronunciadas ou movimentos com as mãos, ela se identifica e imagina que também pode fazer o mesmo com o seu pequeno irmão.

Na minha opinião ,Laura está usando um mecanismo de defesa, que no caso , é a NEGAÇÃO

Ela nega a realidade exterior ,e substitui os fortes sentimentos de inveja, por uma realidade fantasiosa, como uma espécie de fuga, para não ter que lidar com esses sentimentos

No meu ponto de vista o mecanismo de defesa desenvolvido pela garota Laura é a "atuação" (Acting Out). A atuação ou Acting Out é um conceito psicanalítico que descreve quando o sujeito externaliza impulsos ou conflitos inconscientes por meio de ações, em vez de tomar consciência deles ou de elaborá-los simbolicamente (mecanismo de defesa primário). Neste estudo de caso, Laura, para lidar com a inveja que tinha do irmão realizava o jogo imaginário impulsivo que representava o conflito inconsciente do sentimento da inveja, por não conseguir elaborar simbolicamente este sentimento, "atuava" esse conflito no ambiente analítico como resposta a tensão psíquica interna que envolvia o desejo reprimido, a angústia, o medo, o ressentimento que sentia do irmão.

O comportamento de Laura ocorre durante o período de latência, em que os impulsos são reprimidos e a criança desenvolve mecanismos mais elaborados para lidar com conflitos emocionais. Podemos associar o comportamento de Laura à Formação Reativa, quando a pessoa lida com sentimentos inaceitáveis, substituindo-os por comportamentos ou sentimentos opostos. Neste caso, não consegue expressar diretamente a inveja, afeto considerado inaceitável. Daí, ela encobre com uma atitude mágica e aparentemente positiva, uma fantasia defensiva e onipotente usada para negar ou controlar sentimentos dolorosos.
Além disso, é possível considerar conflitos edípicos em que o novo indivíduo é percebido como um intruso, um rival por amor e atenção. Esta situação pode evocar sentimentos recalcados de rivalidade, ciúme e exclusão.

Laura cria um mecanismo de defesa no seu inconscicente.

Eu mesma tenho a mesma historia de Laura. Quando tinha 4 anos nasceram minhas irmas gemeas, e eu para chamar atenção começava a agir como elas... engatinhava pela casa, falava como nenem, brincava como nenem....

No ebook, Anna Freud fala sobre o caso de Laura e apresenta dois pontos do mecanismo de defesa que Laura utilizava, a repressão que afasta os sentimentos inaceitáveis da consciência, para ela, ter aquele sentimento ruim pela irmã não era bom e ela sabia disso. E fala também sobre a formação reativa que adota comportamentos opostos aos sentimentos reais (transformava os sentimentos negativos no oposto)

O caso de Laura, que é uma paciente apresentada por Anna Freud, ilustra o funcionamento de um mecanismo de defesa do ego, especificamente a inversão, que é uma forma de reação reativa contra o afeto. O caso é um exemplo clássico de como o ego lida com sentimentos conflitantes e ameaças à estabilidade emocional do indivíduo.

O mecanismo de defesa da inversão ocorre quando um afeto (como raiva ou medo) é transformado em seu oposto, ou seja, o indivíduo acaba exibindo sentimentos ou comportamentos que são o oposto do que realmente sente. No caso de Laura, ela invertia seu ódio em afeto excessivo.

Exemplo de Inversão: Embora ela tivesse sentimentos intensos de raiva e desprezo pela mãe, Laura começava a demonstrar um afeto excessivo e uma necessidade de agradar à mãe. Ela frequentemente procurava agradá-la, sacrificando suas próprias necessidades e desejos em favor da mãe.

PreviousPage 178 of 178