Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 187 of 206Next

as dores caudas pelo ciume do irmao ao ter agora a atenção de todos dividida com o irmao menor, a mesma passa a utilizar-se da fantasia como forma de imaginar-se poderosa o suficiente para em um simples truque ou magica conseguir mudar toda a realidade existente. dessa forma a propria existencia do irmao, e a atenção que este recebe esta sob sua vontade de deixar que isso aconteça sendo que ela permite acontecer a gosto de sua vontade.

Rua entendo que o mecanismo utilizado por Ana foi o da Projeção

 

O mecanismo de defesa que está sendo expresso no caso de Laura é o  formação reativa associado à fantasia onipotente. Também pode ser interpretado como uma forma de sublimação parcial ou de identificação com o agressor.

A resistência à manifestação do impulso, no caso de Laura, pode ter várias causas. Pode ser um mecanismo de defesa para evitar o conflito com o outro, ou pode ser uma forma de proteger a própria identidade, especialmente em um período em que a criança se identifica com a figura paterna e sente a necessidade de se manter em um estado de "igualdade" com ela.

Em suma, a dificuldade de Laura na análise se explica pela resistência à manifestação do impulso reprimido, que pode estar relacionada a mecanismos de defesa, à necessidade de proteger a identidade e à própria dinâmica da latência.

Esta criança mencionada no texto, tem como mecanismo principal a formação reativa contra a inveja, encoberta por um sistema de fantasia onipotente, onde a criança cria um mundo imaginário no qual se sente poderosa e especial — uma forma indireta de lidar com os sentimentos negativos causados pelo nascimento do irmão.

Com base nos principais mecanismos de defesa citados no e-book deste módulo, e baseado nos sintomas apresentados por Laura, consigo identificar inicialmente a repressão, utilizada neste caso, para camuflar a frustração, sensação de abandono, etc.

Também é possível notar, que Laura aparenta estar utilizando do mecanismo de sublimação, encontrando outro meio de expressar aquilo que sente, utilizando de "mágica", ou "fantasia". O eu necessita de alguma forma de colocar para fora o que se sente, mas de uma maneira "aceitável" para seu meio de convivo, para que haja aceitação, não represando os seus impulsos, mas redirecionado eles.

Percebe-se na leitura da situação que  a criança Laura utiliza -se de mecanismos inconsciente a dissociação, pois por sentir ciúmes do irmão recém-nascido cria em sua mente  um personagem  que possa ser capaz de liberta ou mascarar aquele tipo de sentimento no seu subconsciente que despertam tal comportamento.

O mecanismo em questão é a sublimação, onde a menina transforma a inveja e seu ciúmes em um jogo imaginário criativo, redirecionando impulsos inconscientes para uma expressão  aceitável. Agindo por sublimação devido ao ciúmes.

LAURA , IMPOSSIBILITADE DE EXPRESSAR DIRETAMENTE SUA INVEJA DO IRAM, CRIA UM JOGO SIMBOLICO, EMQUE O IMPULSO INCONSCIENTE É TRANSFORMADO EM FANTASIA MÁGICA, ESSE MATERIAL LÚDICO OFERECE AO ANALISTA UMA RICA VIA DE ESCUTA.

OS MECANISMOS DE DEFESA ENVOLVIDOS SÃO:

FORMAÇÃO REATIVA -  TRANSFORMA O DESEJO HOSTIL EM ALGO APARENTEMENTE POSITIVO

SUBLIMAÇÃO -  O IMPULSO AGRESSIVO SE CONVERTE EM UMA ATIVIDADE CRIATIVA E SIMBOLICA

IDENTIFICAÇÃO COM O IDEAL - AO TORNAR-SE UMA FIGURA MÁGICA, LAURA TENTA DOMINAR SUA IMPOTÊNCIA E HUMILHAÇÃO DIANTE DO AMOR QUE OS PAIS AGORA DEDICAM AO IRMÃO.

Na situação Laura vê no irmão mais novo como uma ameaça, um inimigo que está ocupando seu espaço conquistado, isso de denomina Complexo de Édipo.

PreviousPage 187 of 206Next