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Desafio - Módulo VI

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neste caso o inconsciente esta automaticamente reagindo sem ela perceber.

Laura se sente ameaçada temendo perder o afeto do qual ela já tinha conquistado desde o nascimento com a vinda do irmãozinho deixa ela a apreensiva pronta para uma defesa em busca do seu antigo espaço pressuposto pela própria Laura.

No caso apresentado vislumbra-se que Laura apresenta alguns mecanismos de defesa para lidar com o sentimento de ciúmes do irmão recém-nascido. Pode-se afirmar que Laura começa negando o seu sentimento, o que gera uma repressão, mas também Laura parece apresentar uma formação reativa, que ocorre quando para evitar a expressão de pensamentos ou sentimentos inaceitáveis, o sujeito exagera na expressão de sentimentos ou expressão oposta. Entendo que no caso de Laura também ocorreria uma racionalização, pois ela justifica com lógica e ética plausível alguma atitude ou pensamentos inaceitáveis, alcançando dessa forma um efeito benéfico como autoproteção e conforto psíquico.

O relato sobre Laura expressa o Complexo de Edipo, no qual mostra a rivalidade gerada pela chegada do irmão, essa relação que envolve inveja, raiva, ressentimento ou culpa entre irmãos foi definida por Freud como complexo Fraterno que é uma extensão do Complexo de Edipo, sendo que neste caso Laura usa como fuga da realidade a projeção em um mundo ideal através de Fantasias, esse ato é um mecanismo de defesa psicológico, no qual ela utiliza para evitar o enfrentamento direto da realidade vivida...

Analisando sem pesquisas externas, com o foco unicamente no texto apresentado, já observamos que a fase de latência, por si só, já é um vasto campo de aprendizado.

O caso de Laura chama a atenção por não ser uma ocorrência tão incomum: quando um filho(a) até então, único, vê seus pais dividindo a atenção que antes era totalmente e apenas pra si, para um outro novo membro da família. O medo de perder o amor e a atenção recebida dos pais se mostra presente.Outros medos podem se manifestar, como do abandono, pois, vários gestos direcionados ao irmão podem ser interpretados de formas diferentes.

Noto o mecanismo de inversão, pois, em vez de sentir amor pelo irmão, a sensação de ameça com sua presença, desperta-lhe um sentimento inverso. Mas, não posso deixar minha impressão quando ao mecanismo de defesa fantasia, no qual Laura cria uma realidade paralela para onde ela foge e sente-se o centro da atenção que tinha antes do irmão.

A presença de um segundo mecanismo poderia, então, revelar uma potencialização de um sentimento que pode estar dentro de um nível de normalidade quando uma nova criança surge no seio familiar?

Neste caso, podemos observar que Laura está utilizando um dos vários mecanismos de defesa chamado "Formação Reativa" seguida de uma fantasia para proteger o ego dos sentimentos internos. Esses mecanismos de defesa são geralmente estratégias inconscientes para proteger o individuo de sentimentos ou emoções desconfortáveis, causando uma resistência em lidar com o problema dificultando o acesso para o caminho da cura.

Em vez de lidar diretamente com o irmão (objeto da inveja) o impulso é deslocado para um objeto simbólico ( a brincadeira de magica ).Em parte isso pode ser visto como sublimação, pois ela redireciona o impulso para uma atividade lúdica e socialmente aceitável.

Laura criou um mecanismo de negação, e em paralelo um mundo imaginário para suprir seus sentimentos negativos ao irmão.

Os mecanismos de defesa observados na analise de Laura foi:

Dissociação :observado através do jogo imaginário ,estado dissociativo de forma leve ,,demonstra o sentimento de inveja e ciúme ,e distância do mundo real , observa-se desconforto.

Laura se tranca no seu mundo imaginário ,onde sente conforto ,demonstrando segurança.

Recalcamento :observado pois Laura não consegui demonstrar os seus sentimentos de forma consciente ,que acabam sendo reprimidos e recalcados .Algo tipicamente normal para o período de latência .Onde as crianças ainda estão aprendendo a lidar com suas emoções ,socialmente ,e moralmente.

 

Podemos ver que o ego usou o mecanismo de inversão,  onde modificou os sentimentos que deviam ser afetos assim tonando inversos.

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