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Desafio - Módulo VI

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Laura usa o mecanismo de fantasia para lidar com o ciúmes do irmão, criando um universo imaginário onde ela é um mágico e tem controle total para compensar a insatisfação com a nova realidade . Essa fantasia serve para escapar da insatisfação causada pelo cíumes , tarnsformando a situação de acordo aos seus desejos , ativando o conflito interno. Considerando o período da latência as crianças lidam com os instintos sexuais e agressivos de forma mais controlada e afantasia é um recusro comum para expressar e gerenciar esses sentimentos de forma disfarçada.

Ao meu ver, a paciente está tentando suprimir sus inveja do irmão menor projetando na fantasia do mágico a sua pulsão de morte (desejo de desaparecer com o irmão e voltar a ser a única na vida dos psis).

Acredito que uma grande parcela dos seres humanos que antes era filho único tenha passado por esse fato ao descobrir que ia ganhar um irmão ou irmã, identificar esse ciúme não é fácil e também não é fácil conviver com ele, embora o paralelo de uma busca inevitável de querer está sempre à frente das coisas a primeira criança sempre vai procurar chamar a atenção, cabe aos pais observar com cuidado as reações da criança e buscar ajuda para identificar e tratar, mudanças de comportamento, de humor, formas de tratar as pessoas com quem vive e melhorar onde for possível.

Possíveis mecanismos relacionados ou complementares:

Embora a fantasia seja o principal, outros mecanismos poderiam estar em jogo, dependendo do contexto mais amplo da terapia:

  • Regressão: A criança poderia estar regredindo a uma fase anterior de desenvolvimento (como a fase oral ou mágica), onde o pensamento onipotente é mais prevalente, para evitar a maturidade exigida pela rivalidade.
  • Deslocamento: O ciúme é deslocado para a fantasia mágica, em vez de ser dirigido ao irmão ou aos pais.
  • Negação: Indiretamente, a fantasia nega a realidade do ciúme ao criar uma narrativa alternativa onde tudo é controlável.

Seria útil explorar o conteúdo das fantasias em mais detalhes para identificar simbolismos (ex.: o "mágico" como figura paterna idealizada ou como defesa contra sentimentos de impotência).

o mecanismo expresso por Laura é a formação reativa com recurso de fantasia onipotente.

O mecanismo utilizado pela paciente Laura é a formacao reativa e fantasia como defesa.

Fantasia, cria um mundo mágico para descarregar o afeto sem encarar a realidade.  meio parecido com a sublimacao. para lidar com um sentimento doloroso.

O jogo de ser mágica é um mecanismo de defesa do ego, em que Laura, durante o período de latência, disfarça e desloca sua inveja do irmão em uma fantasia de poder e controle, dificultando que o afeto real (ciúme) apareça diretamente.

De acordo com o estudos realizados na paciente Laura, o mecanismo identificado foi o de inversão.

No caso em questão, o ego de Laura identifica a emersão de um impulso inaceitável para ela, que é o fato que sentir inveja de seu irmão, e o reprime, como se o impedisse sua emersão total, e tenta transforma-lo em seu oposto se utilizando da figura de um mágico com poder de transformação. Fazendo isso, ela esconde exteriormente o sentimento de inveja transformando em seu oposto empurrando o impulso para o inconsciente. O nome desse mecanismo de defesa é Formação Reativa. Mas me parece que este mecanismo é apoiado por outro mecanismo, o da Negação, que é quando o sujeito rejeita um pensamento (no caso dela), por não conseguir tolerar e simplesmente considera-o inexistente, criando uma nova realidade psíquica aceitável, que é a imagem de um mágico com poderes para transformar o mundo inteiro.

Ela reprime a inveja e o ciúme, que representam o desejo de obter os privilégios e a atenção que seu irmão recém-nascido recebe. Em vez disso, manifesta o oposto: o desejo de possuir poder e controle sobre o mundo, como se fosse mágica. Esse jogo imaginário busca proteger contra a inveja, ao passo que expressa indiretamente a necessidade de mais atenção e poder na vida da pessoa.

A formação reativa é um mecanismo de defesa descrito na teoria psicanalítica, no qual um indivíduo suprime um sentimento ou desejo considerado inaceitável e, de maneira inconsciente, manifesta o oposto desse sentimento ou desejo. A demonstração do sentimento oposto pode ser excessiva.

Laura utilizou um dos mecanismos de defesa como a melhor maneira para enfrentar os conflitos e os afetos relacionados a seu irmão.

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