Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 208 of 208

A situação de uma criança no período de latência (quando há um recalcamento dos impulsos sexuais e agressivos e a energia libidinal é sublimada em atividades sociais e intelectuais) tendo um irmão recém-nascido é clássica para despertar sentimentos de rivalidade, inveja e ciúme (agressividade).

Ela entra em negação e age de maneira fantasiosa.

Segundo Freud, o ciúme e a inveja que uma criança sente em relação ao irmão mais novo podem ser entendidos através do conceito de Complexo Fraternal. Esse complexo é uma variante do Complexo de Édipo, envolvendo desejos amorosos e hostis que a criança experimenta em relação aos irmãos, vistos como rivais no afeto dos pais. A criança pode manifestar hostilidade e sentimentos de posse, considerando o irmão um intruso que ameaça a exclusividade do amor parental. O Complexo Fraternal envolve, portanto, a rivalidade entre irmãos por amor e atenção dos pais, gerando emoções como ciúmes e inveja, que surgem da sensação de ameaça à figura de posse ou do sucesso alheio relacionado a essa figura.

Nota-se que a Laura tem um sentimento de perca,  acha ela que está perdendo para seu irmão a segurança, o amor, carinho , a atenção e que necessita o quanto antes se proteger, não se proteger quanto ao irmão, mas quanto a este sentimento, cria em sua mente uma fantasia, fantasia este de fazer desaparecer estes problemas, ação imaginária, ação de um mágico que mesmo sendo irreal mas é visivel e presencial e pode ser sentido através do sentimento da inveja vivendo em um mundo de ciumes que fará desaparecer estes problemas ilusórios pela prática irreal do sumiço.

Pode ser Negação , mais também pode ser a Sublimação que  é a transformação de um impulso inaceitável (inveja agressiva) em uma atividade socialmente aceitável ou criativa (o jogo imaginário de ser mágico).

 

PreviousPage 208 of 208