Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 209 of 211Next

Creio que uma opinião imediata poderia ser prematuro, pensei em dissociaçao, em regressao e outros mecanismos de defesa utilizados pelo ego. Creio que precisaria de maiores informacoes, mas pra responder a grosso modo, acredito que se trata de deslocamento, pois ela finge uma situação(magica) que a coloca numa posiçao superior,  pra esconder o que realmente sente(inveja).

Nesta história a personagem convive com sentimentos conflituoso, entre o amor e adaptação e o sentimento destrutivo e controverso da inveja, porém a personagem ainda está em seu período de latência onde algumas questões ainda estão a se desenvolver.

Na minha opinião,  Laura reprimia seus sentimentos em seu inconsciente, o qual (Ego), refletia como válvula de escape a inveja que sentia fazendo um  papel de mágico, para tentar se superar. 

O Complexo de Édipo, formulado por Freud, representa um momento fundamental do desenvolvimento psicossexual. Ele descreve o período em que a criança direciona seus afetos e desejos ao genitor do sexo oposto, enquanto vivencia sentimentos de rivalidade em relação ao genitor do mesmo sexo. Mais do que um conflito literal, trata-se de uma dinâmica simbólica que estrutura o sujeito, organiza sua relação com a lei, o desejo e os limites. A travessia desse complexo contribui para a formação do superego e para a consolidação da identidade, influenciando profundamente a constituição psíquica e as formas como o sujeito se posiciona no mundo e nas suas relações.

Ao observar o material apresentado, identifico que Laura recorre ao mecanismo de defesa da fantasia, que aparece como uma via para manejar tensões internas e impulsos que ainda não podem ser elaborados no plano consciente. A criança cria um cenário imaginário no qual assume o papel de um mágico capaz de transformar o mundo. Essa construção simbólica revela uma tentativa de encontrar uma posição psíquica mais suportável frente às angústias que a atravessam.A fantasia surge como função intermediadora. Ela oferece um espaço em que conteúdos afetivos podem ser expressos de maneira indireta, permitindo certa descarga de tensão sem que o eu seja invadido por angústias mais intensas. No contexto do desenvolvimento psíquico, esse recurso serve para proteger o eu e ao mesmo tempo possibilita que o material inconsciente venha à superfície de modo menos ameaçador.Percebo que a repetição do jogo imaginativo indica um movimento do aparelho psíquico para sustentar alguma organização interna diante de conflitos ainda pouco simbolizados. Dessa forma, a fantasia não aparece apenas como escapismo, ela opera como uma tentativa de regulação interna e como via de comunicação possível dentro da relação analítica.

A Formação Reativa consiste na substituição de um desejo ou impulso inaceitável e inconsciente (neste caso, a inveja e o ciúme do irmão) por uma atitude ou comportamento consciente que é seu oposto direto. A fantasia de ser uma mágica com poderes para transformar o mundo serve como uma contra-investidura para anular o afeto destrutivo e inaceitável da inveja, permitindo que Laura mantenha uma imagem psíquica de si mesma como poderosa e não-rival, afastando a ansiedade gerada pelo impulso agressivo.

Defesa

formação Reativa: Ela não gostou do sentimento que teve ( tipo: invejinha) então o cérebro para não ter que lidar com isso, inventou  um jeito de mostrar o contrário. Ao invés de mostrar a inveja (possivelmente por sentir culpa ou medo de retaliação) , criou um faz de conta super poderoso, como se fosse uma mágica. (uma forma de esconder a inveja e se sentir mais forte no controle).

É como se ela estivesse dizendo "Não estou com inveja, estou no comando de tudo".

O Ego é tipo nosso Eu que lida com a realidade buscando o equilíbrio entre o que queremos (ID) e o que  as regras mandam (SUPEREGO)

Mecanismo de defesa são as táticas que o EGO (eu) usamos pra nos proteger quando nos sentimos ameaçados, ansiosos ou em conflito. É tipo defesa (escudo) mental pra gente não surtar. Ex: Repressão, finge que não aconteceu. Negação, recusa a acreditar em algo ruim. Projeção, ver nos outros nossos defeitos. Racionalização, dar desculpas (inteligentes) pro que fizemos de errado.

E assim nosso cérebro vai tentando manter a Paz interior (fantasiosa).

O mecanismo de defesa mais adequado é: negação.

A criança ( Laura) não admite e não entra em contato com a raiva do irmão, ela age como se esse sentimento não existisse e entra em um jogo mágico para afastar o intolerável.

Laura usa o mecanismo de defesa fantasia, criando mentalmente uma realidade onde seu desejo é satisfeito e o ciúme, aliviado — mesmo que essa situação não possa ocorrer na vida real.

PreviousPage 209 of 211Next