Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 21 of 123Next

Parece se tratar de um caso de manifestação de mecanismo de defesa "formação reativa". Pois como ela não pode expressar pensamentos ou sentimentos inceitável em relação ao irmão, ela exagera na expressão de sentiments ou expressão opostas, nesse caso, represenado pelo mago.

Esta sendo utilizado a sublimação.

 

Está sendo expresso aí o mecanismo de idealização. Esse mecanismo é a atribuição das qualidades perfeitas ou quase , consiste em uma forma de reprimir, afastar a ansiedade ou sentimentos negativos.

 

 

 

O mecanismo de sublimação que na psicanálise é um tipo de mecanismo de defesa, nesse mecanismo de defesa o indivíduo cria uma situação em sua mente que é capaz de eliminar o desprazeres iminentes.

"A pessoa nega a realidade exterior e a substituí por outra realidade que não existe"

Laura esta De acordo com a teoria freudiana, as fantasias representam uma forma de leitura subjetiva, organizada a partir dos desejos e dos mecanismos de defesa, da realidade dos fatos. Trata-se do que Freud denomina realidade psíquica, a qual tem suas bases na infância e nas fantasias filogenéticas.

Ela teve uma formação reativa como mecanismo de ação, substituindo seus sentimentos, por outro totalmente inverso.

Laura ,ao fantasiar o jogo imaginário, usa um mecanismo de defesa para negar seus sentimentos de ciúme do irmão recém-nascido, Freud o renomeia de dissociação, acionado inconscientemente para evitar sofrimento emocional.Ocorre entre a mente e o afeto um distanciamento da realidade.

As defesas são as melhores maneiras de enfrentar os conflitos e os afetos. O ego utiliza as medidas defensivas para se defender dos ataques das pulsões que buscam intensivamente para conseguir os seus fins com muita obstinação e energia. Ele também defende os afetos associados ao amor , ciúme etc...  segundo o caso a Laura tinha dificuldade em encarar    a realidade e  remeteu-se ao imaginário como mecanismo de defesa .

utilizou-se da dissociação, onde através de outra pessoa, o mágico, ela pode expressar seus reais sentimentos.

É assim que muitas crianças se sentem diante da vinda de um novo irmão. Sentimentos de raiva, de menos valia e medo de perder o lugar já conquistado prevalecem. Com o passar do tempo sentimentos de amor podem se fazer presentes.

Mecanismos foi de defesa porque no imaginário dela ela fantasiou ser um magico para sumir com a irmão.

PreviousPage 21 of 123Next