Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 22 of 123Next

Laura nega para si mesma o sentimento de inveja e ciúme, condenado pelo próprio superego, utilizando-se da fantasia para criar uma resposta subliminar onde ela pode controlar magicamente o mundo que parece preferir o irmão e o seu próprio sentimento negativo em relação a isso.

Laura, deslocou seus sentimentos para o mecanismo inconsciente, projetando para outro objeto. No caso o mágico seria seu objeto, e o mecanismo é a projeção, visto que no seu inconsciente ela sabe que o que sente, não seria aceito.

O relado foi algo apresentado, por Anna Freud , que, neste caso,  identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão.

 

A Sublimação, na Psicanalise, é um tipo de mecanismo de defesa maduro, no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis,possivelmente resultado em uma conversão a longo prazo da pulsão inicial.

O ciume é um sentimento reativo o ego defende-se para não perder o amor do sere desejado

Pelo fato de Laura não admitir que sentia inveja do irmão recém nascido , o ego criava uma situação fictícia em que ela interpretava o papel de um mágico com poderes de transformar, e sempre que isso  acontecia ela reduzia a inveja com relação ao seu irmão recém nascido. No que entendi estudando o ebook do ego e os mecanismos de defesa  esse fato trata-se de do mecanismo de defesa FORMAÇÃO REATIVA.

Ela nega a realidade em que vive, onde o mundo mágico é a sua realidade, onde o irmão não existe. Vivendo em negação do irmão pelo ciume sentido

Laura está usando o mecanismo da repressão e fantasia, para reprimir o sentimento de inveja e ciúme do irmão ela fantasia um mundo paralelo onde ela pode controlar suas emoções e sentimentos, criando um mundo paralelo onde ela pode controlar o que quiser sendo uma mágica fazendo aparecer ou desaparecer qualquer objeto, poderia também em sua mente fazer com que seu irmão sumisse para que toda atenção e carinho seja dirigido á ela novamente.

Devido a minha sua inveja em relação ao irmão a criança se utilizou de uma maneira lúdica para a situação de desconforto, utilizando um mágico imaginário. Essa situa sublimada lhe traria conforto e segurança para o seu mundo de imaginação e para ávida real .

O mecanismo que está sendo expresso é o de recalque. O recalque é uma forma de negação e rechaço de elementos do psiquismo (ideias, emoções, memórias) para fora da consciência.

PreviousPage 22 of 123Next