Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 23 of 153Next

O mecanismo de defesa de Laura é usar a fantasia. Ela utiliza do fantasioso para expressar seus medos e invejas que sente do seu irmão. Aonde o mundo narcisista dela tudo funciona da forma que melhor lhe convém e aonde ela tem o controle de tudo e todos.

O ponto imaginário da criança está segundo o mecanismo da negação.

Segundo o estudo de caso, ela não suporta o irmão e sente inveja dele, com isso, seu ego transforma seus desejos de id em uma realidade não real (imaginaria) realizando seus desejos como mágico, onde seu ego em estudo com a realidade externa sabe que o mágico pode fazer infinitas coisas para realizar truques e pegar a atenção totalmente para ele.

Com isso na terapia, seu superego também está, de certa forma, defendendo o que há dentro dessa inveja, para que ela não seja exposta.

No caso apresentado, Laura desenvolveu uma fantasia a partir do mecanismo de defesa de inversão, que é um tipo de formação reativa contra o afeto, já que para ela, era impossível admitir que estava com inveja do seu irmão. Na fantasia, criasse uma situação em que o individuo é capaz de eliminar o desprazer; negando (mecanismo de negação) seus sentimentos e a origem de tal. Nessa fantasia criada, o desejo é satisfeito e o afeto\emoção é diminuído.

Freud explica com o complexo de Edipo, que as crianças desenvolve o sentimento de ciumes e raiva com seus pais por medo de perder espaço entre eles, e no caso da menina Laura, ela vê seu irmão como uma ameaça e começa a querer disputar com ele por atenção e acaba sentindo raiva por seu irmão por achar que está perdendo espaço entre seus pais.

No caso apresentado, Laura está passando por um período extremamente importante para o fortalecimento do ego que é o período de latência. As reações descritas nos levam a crer que o mecanismo de defesa em questão é a repressão: ela deseja tirar do consciente o ciúme sentido pelo irmão recém-nascido. Quando por alguma razão este sentimento de ciúme tenta vir à tona, Laura utiliza de jogos imaginários onde ela tem o poder de mudança sobre seus sentimentos de ciúme.

A psicanálise enseja a busca de espaços de pensamento que ela e a filosofia dialogam. Não se deve separar de forma radical psicanálise e filosofia. A literatura por exemplo,sempre esteve presente no horizonte dos estudos filosóficos e psicanalíticos. Ela também tem o papel de recepção das ideias.

O ciúme surge no imaginário da criança quando ela senti a perda de afeto, particularmente da estima da mãe e do medo da parda. Com essa idade 6 aos 11 existe um impulso de manifestação de inveja. A dificuldade se identifica na analise.

Na questão de Laura, ela inicia uma fantasia em sua mente, essa fantasia visa protege la, esse mecanismo de proteção busca fazer com que ela imagine um mundo totalmente diferente.

z

Mediante á análise do caso , este constitui mecanismo de regressão: é a volta a um período de desenvolvimento anterior na busca de
um conforto, segurança e gratificação sentidas nessa fase. Segundo Volpi (2008, p. 2), “é um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a
tensão, frequentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original”.Exemplo: uma criança que volta a fazer xixi na cama quando nasce um
irmãozinho.

PreviousPage 23 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱