Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 24 of 177Next

Eu acho esse sentimento muito normal. Vamos pensar juntos ? A menina tinha total, integral , 100% do tempo dos pais, tios e avos a ela. Do nada, pra uma pessoa com 6 anos eh do nada. Surgi pela porta um ser , um ser humano, no ceio familiar. Que gera um foco total. Quarto, roupinhas. visitas . muita atencao pra esse novo membro familiar. Enfim. E mais velha agora, precisa criar e ser estimulada a gostar . Eu vejo muitos erros de sempre dar presentes ao novo membro da familia e esquecer do antigo membro. Isso gera inveja , raiva e ate depressao.

ACREDITO QUE O IMAGINÁRIO DELA ESTÁ POVOADO POR IDEIAS FORA DO CONTESTO DA REALIDADE.

É o caso do ciúme, medo de não ser amado, insatisfação por ter que dividir, entre outros aspectos. Entende-se o complexo fraterno como um conjunto organizado de desejos hostis e amorosos que a criança experimenta em relaçao aos seus irmãos. A compreensão do complexo de Édipo pode ser entendidas pelas repercussões inseridas na dinâmica familiar. Reúne desde os aspectos amorosos e as identificações e até a ambivalência e a consolidação da raiva e da inveja. Este trabalho destina-se ao tema complexo fraterno e suas repercussões  na formação do ciúme e da inveja.

O inconsciente responde as ordens com reação.

formaçao reativa

No caso de Laura, vejo que ela utiliza o mecanismo de negação, por não conseguir tolerar seu sentimento de inveja, tenta nega-lo utilizando da sublimação para algo produtivo, aceitável.

Laura utiliza o mecanismo de defesa como forma de melhor enfrentar ou "justificar" seu conflito e expulsar o sentimento de angustia frente a situação vivenciada. Utiliza-se a fantasia como forma de compensação.

Laura , usa o mecanismo mais comum do ego, obstaculizar sentimentos e experiências desagradáveis para ela.

Este é o mecanismo de defesa da fantasia, onde a criança visa compensar suas insatisfações através de um universo paralelo, pois nesse universo tudo ocorre como ela desejaria que fosse. É também uma forma usar seus esforços para tentar modificar a realidade. No contexto da questão, ao sentir ciúmes do irmão e insatisfeita com a situação, Laura cria um jogo imaginário. Nesse jogo ela é mágica e pode transformar tudo o que quiser, para que seja da forma como gostaria.

A inveja de seu irmão indica o complexo Édipo, medo de perder o amor do pai!

PreviousPage 24 of 177Next