Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 25 of 156Next

A história de Laura foi apresentado por Anna Freud (2006), que, neste caso,  identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão. Foi possível na análise reduzir a presença da inveja do seu irmão sempre que o jogo mágico era repetido. Na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, como um contrainvestimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente.

Introjeção: trata-se de assumir para si características de outras pessoas. Algo externo passa a fazer parte de seu ego. Esse mecanismo é relacionado ao de
identificação.

O ego, na história de Laura, foi apresentado como um mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, uma fantasia criada em sua mente capaz de eliminar o desprazeer iminente.

A partir do momento em que seu irmão nasceu, Laura deixou de ser a líder da situação.

Desta forma, toda a atenção de seus pais que antes era apenas voltada a ela, agora estava sendo dividida.

Seu ego, inconsciente, como forma de defesa a estas pulsões, criou um mundo paralelo como mecanísmo de defesa.

ocorre uma ação reativa de defesa

De acordo com a teoria freudiana, as fantasias representam uma forma de leitura interna e subjetiva ao – sentir ciúmes do irmão – (negação), organizada a partir dos desejos e dos mecanismos de defesa, onde Laura faz um jogo imaginário (projeção), da realidade dos fatos. Trata-se do que Freud denomina realidade psíquica, a qual tem suas bases na infância e nas fantasias filogenéticas.

 

“... Segundo Silva (2010, p. 4), “necessariamente, antes da projeção vem um mecanismo de negação, ou seja, uma forma de deslocamento que se dirige para fora e atribui a outra pessoa seus traços de caráter e desejos contra os quais existem objeções...”. (pg.07 do e-book desse módulo)

A palavra latência significa o estado daquilo que é latente, não é visível, está introjetado, não manifesto, que está oculto. A partir do processo de superação do Complexo de Édipo, a libido sexual está adormecida, não mais o seu próprio corpo, converte agora em prol de outros investimentos como atividades escolares, nas relações sociais, é onde sua energia está investida, período de escolarização da criança, aprendizagem e uso da fantasia, da invenção, da criação.

Fantasia em psicologia é um mecanismo de defesa que consiste na criação de um sistema de vida paralelo, que existe apenas na imaginação de quem o cria, com o objetivo de proporcionar uma satisfação ilusória, que não é ou não pode ser obtida na vida real.

Segundo Zimerman (2008), na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, como um contrainvestimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente.

Ela esta sublimando o sentimento de inveja e transformando ele em um mecanismo de defesa , no qual ele usa a imaginação , transformando a inveja em algo agradavel como um show de magica .

Laura cria mundo imaginário para onde "vai" para ser vista mais que o irmão. Seria como uma fuga inconsciente da menina.

PreviousPage 25 of 156Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱