Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 26 of 123Next

O mecanismo de defesa é a fantasia, pois, a criança tem por objetivo, compensar suas insatisfações através de um universo paralelo. Neste universo tudo ocorre como ela espera que seja.

COMO APRESENTADO NO ENUNCIADO, LAURA, CRIA MECANISMOS DE DEFESA DURANTE ESSE PERÍODO (COMPLEXO DE ÉDIPO) E PASSA A VIVER NA NEGAÇÃO, REJEITANDO OS SENTIMENTOS E REALIDADE TROCANDO-AS POR OUTRA REALIDADE QUE NÃO EXISTE.

ela estava no modulo reativo e ao mesmo tempo sublimando seus desejos

No caso em tela, Laura, ao realizar o jogo imaginário, em que ela desempenhava o papel de um mágico, com poderes para transformar ou influenciar de algum outro modo, por meio de seus gestos, o mundo inteiro, ela desenvolve o mecanismo de defesa da fantasia, que nada mais é que a formação de uma vida fantasiosa, paralela a sua realidade, na qual, nesta, cria-se uma ilusão do que de fato ocorre na realidade.

Stella Marino Mirisola has reacted to this post.
Stella Marino Mirisola

Acredito ser dissociação ao mesmo tempo que ama, tbm odeia o irmão, negando seus sentimentos e a realidade cria um mundo, onde o problema não existe.

 

Stella Marino Mirisola has reacted to this post.
Stella Marino Mirisola

Eu acredito que Laura está usando a sublimação em relação ao que sente pelo irmão e também um mecanismo dissociativo de defesa, onde substitui inveja por um  sentimento bom, se imaginando importante, uma mágica que pode mudar o mundo, inclusive seu irmão.

Cada vez que Laura lançava mão do recurso que criou, uma espécie de "jogo do mágico", era possível reduzir a inveja que sentia de seu irmão recém nascido, da atenção que seus pais davam ao mesmo. Assim sendo, parece ser razoável pensar que dois mecanismos de defesa estão presentes na psique da paciente. Negação, pois a menina parece estar incapaz de expressar  os sentimentos ruins que nutre pelo irmão, e fixação, pois sua atitude parece sugerir que a mesma tem fixação fálica, de onde se origina o Complexo de Édipo.

O mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão.

Existe um ódio e um desdém que ao invés de ser direcionado a si mesmo, é invertido de todas as formas e maneiras, no outro, sendo este mecanismo totalmente inconsciente.

Nessa situação Laura cria um mecanismo de defesa fantasiosa. Ela tenta ao máximo possivel compensar suas insatisfações através de um universo totalmente paralelo e com inúmeras fantasias, diante disso, els entende que nesse universo ocorre tudo que ela desejaria, ou seja, ela tenta modificar a realidade. Ao sentir ciúmes do irmão, ela demonstra a sua insatisfação com a situação. Laura faz um jogo imaginario, e cria um mundo irreal, que só acontece coisas boas. Nesse jogo ela é mágica e pode transformar tudo o que quiser, para que seja da forma como gostaria.

Sem duvida, o inconsciente de forma reativa, age no caso ora exposto.

PreviousPage 26 of 123Next