Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 28 of 137Next

Percebe-se a defesa fantasia, onde o sujeito (nesse caso, a Laura), fantasia um mundo "dela". Nesse mundo, Laura  tem poder, tem controle e dentro da mente dela e se torna a atenção ao se imaginar como um mágico que detém praticamente influência sobre todo o mundo. Dessa forma, em sua mente, seu irmão caçula, aquele no qual ela tem ciumes, passa a tem atenção secundária ou até mesmo inexiste.

Confesso que tive uma dificuldade em entender o aparelho psíquico desta questão, principalmente na questão do jogo imaginário; pois tal válvula de escape da parte da Laura (que menciona no texto) faz com que ela não consiga resolver de maneira inteligente seu impulso para inveja e ciúme para com o irmão.

 

Laura usa um mecanismo de defesa fantasiosa

quando sente que terá inveja do seu irmão, ativa o mágico que ao seu ver poderia fazer desaparecer tudo que não lhe parece direito ou confortável

Laura sublimou...manifestou uma arte, ao criar Mágicas. Mágicas estas, que temporariamente poderiam guardar no inconsciente o sentimento de Ciúmes e Inveja do irmão.

Att

Caroline Val

 

 

O fato e caracterizaro por Freud como complexo de edipo

O EGO E OS MECÂNISMOS DE DEFESA - A FANTASIA.

No presente tomo, aprende-se que “mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego)"; em um sentido mais restrito pode-se dizer que “mecanismo de defesa” são ações psicológicas que buscam reduzir as manifestações iminentemente perigosas ao ego.

No caso especifico de “Laura”, o “mecanismo de defesa” pulsionado é o da “Fantasia”, visto que no seu estado de latência, era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, e que essa inveja estava agindo em seu inconsciente, pois ela sempre tivera somente pra si o carinho e cuidado que o  irmão está  tendo agora, isto posto, Laura encontra na fantasia de um jogo imaginário o mecanismo de defesa, que lhe possibilita no imaginário de seu mundo, não perder o gesto de carinho e ou atenção dos pais, agora no presente, voltados para o recém-nascido.

Segundo Anna Freud (2006), o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão, ainda sendo possível na análise, reduzir a presença da inveja do seu irmão sempre que o jogo mágico era repetido.

Segundo Zimerman (2008), na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, neste caso a “Fantasia” como um contra investimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente.

A "Fantasia”, como mecanismo de defesa, permite ao indivíduo criar uma situação na qual sua mente é capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar. É uma espécie de teatro mental onde o indivíduo protagoniza uma história diferente daquela que vive na realidade, onde seus desejos não podem ser satisfeitos. Nessa realidade criada, o desejo é satisfeito e a ansiedade diminuída.

Complexo de Édipo, onde o medo de perder espaço cria uma competição por atenção, levando ao ressentimento de ter alguém novo na mesmo espaço ou território.

A paciente ao criar uma fantasia, tenta substituir uma realidade existente por uma realidade inventada, imaginaria. Isso seria uma forma de negação.

Nesta situação de Laura,como verificou Freud,o mecanismo de defesa,a negação do afeto,admitir a inveja,os afetos podiam ser deslocados pelos pensamentos através dos mecanismos inconscientes.Aqui se presenta o mecanismo de negação.

No caso Laura a criança usa um mecanismo de defesa, ela compensa seu ciúme com um universo paralelo,  neste seu universo tudo ocorre como ela deseja, ela tenta mudar a realidade.

Ao sentir ciúmes Laura entra no seu mundo imaginário onde ela é mágica e pode transformar tudo e todos da maneira que ela quiser, para que sejam da forma que gostaria.

O ego de Laura, utiliza-se de uma inversão,  espécie de formação reativa contra o afeto, na análise sempre que o jogo mágico era repetido, foi possível diminuir o ciúme de seu irmão.

 

PreviousPage 28 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱