Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 31 of 137Next

esse ponto de vista e bem comum em devesços pascientes que usam uma camulfragem para esconder seus poblemas.

De acordo com o desafio,  a Laura reage aos seus impulsos de inveja e ciúme do irmão mais novo  através de mecanismos de defesa de inversão e fantasia onde cria uma nova realidade formando um jogo de mágica e um  personagem para si para fugir dos sentimentos de rejeição e angústia.

Laura usou o mecanismo de defesa de identificação:  Ela entrou no personagem que iria realizar as mágicas e transformar tudo que ela sonhava em realidade !

Laura sente inveja do irmão mais novo e este sentimento causa desconforto e ao mesmo tempo precisa se protejer, então ela cria um mundo paralelo onde neste lugar ela consegue criar tudo da forma dela e como ela deseja sendo o seu primeiro desejo ja se transformando em um mágico. Fica claro o mecanismo de fixação para se defender.

No contexto exposto a narrativa fala de uma menina se vê em meio a disputa de atenção pelo novo membro da família

Por meio desses jogos imaginários a paciente desloca o que mais lhe deixa latente,seus impulsos,desejos para o inconsciente como se tivesse esquecido mas não estava.

Diante de uma situação nova, com a chegada de um irmão, Laura viu as atenções, que até então, eram somente voltadas à ela, sendo divididas. Nasce o sentimento de inveja e impotência, que Laura nega, lançando mão de uma fantasia de ser mágica, onde ela pode transformar a sua realidade, e por conseguinte, eliminar sua dor.

Ela usa a  negação (ou negativa, que  é um mecanismo de defesa que nega  a realidade exterior e a substitue por outra realidade que não existe. Portanto, ela tem a capacidade de negar partes da realidade que não são agradáveis, pela fantasia de satisfação dos desejos ou pelo comportamento.

O mecanismo de defesa que está relacionado é a negação  ou seja ela simplismente recusa  a aceitar  a verdade  ou a realidade  de um fato experiente ,ou seja nao aceita a situação em que esta vivendo ou inserida.

Acredito que dificilmente um mecanismo de defesa agirá de forma isolada em uma situação, tanto no dia-a-dia como nesse caso exemplificado. Podemos observar vários traços, principalmente de negação, dramatização, sublimação.

PreviousPage 31 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱