Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 35 of 153Next

O que aconteceu com Laura foi ciúmes com tempo isso passa.

Ficou evidente um processo de negação, pois vendo num apego em relação ao irmão dando se a impotência em relação a ele se viu contrariada,e assim começou de uma maneira a ser diferente, sim empatia com o irmão, demostrando sua insatisfação nesta relação.

O comportamento dessa criança pode estar relacionado ao mecanismo de defesa da negação. A negação é um mecanismo de defesa que envolve o rejeitar ou negar a realidade de uma situação ou emoção. Neste caso essa criança tem inveja de seu irmão, ela pode estar negando esse sentimento através da criação de um personagem imaginário.

Além da negação, também pode estar presente outros mecanismos de defesa, como a projeção (atribuir suas próprias características ou sentimentos a outra pessoa) e a sublimação (redirecionar seus impulsos e desejos para atividades consideradas mais positivas ou sociais).

Nesse caso, para descobrir o motivo do impulso, seria necessário realizar uma avaliação mais aprofundada com a criança, que pode incluir entrevistas, observação e até mesmo terapia.

Em Laura, o Id se manifestou na inveja de seu irmão e o Ego se manifestou na força de disfarçar esse impulso.

O inconsciente sendo atemporal, faz com que ego seja refém, a fantasia gerada para que a realidade seja afastada, devido a falta de maturidade do empilhamento que este inconsciente carrega, traz todos os transtornos para evidências.

A pulsão tenta a todo custo externar aquilo que está reprimido, ou seja a pulsão ataca de acordo com suas percepções externas, usa com muita obstinação e energia para seus fins.

  1. Os principais mecanismo descrito são a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento,a formação reativa, a projeção, a regressão e a sublimação, sendo tais mecanismos encontrados em sujeitos saudáveis e sua presença excessiva é, via de regra, indicação de possíveis sintomas neuróticos.

O mecanismo de defesa utilizado por Laura foi a regressão. A menina estava na fase fálica (dos 6 aos 11 anos) e o  sentimento de ciúme e inveja do irmãozinho recém-nascido era insuportável para ela; por esse motivo, voltou a fase dos 3 anos, do imaginário, período em que a criança crer ser dotada de poderes sobrenaturais e poder alcançar todos os desejos. O mágico foi o personagem escolhido por ela.  Na verdade,  ela estava buscando os mesmos sentimentos dessa fase infantil, onde encontrava conforto, segurança e gratificação. Esse mecanismo de defesa alivia a tensão, mas, na maioria das vezes, não resolve a raiz da ansiedade.

projeção é um mecanismo de defesa psíquico/psicológico que usamos para nos proteger daquilo que não damos conta de lidar, no momento. Projetamos nossos próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. A projeção é um processo muito comum que todos nós utilizamos em certa medida.

 

No caso em destaque o inconsciente se utiliza do mecanismo de defesa de forma reativa.

PreviousPage 35 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱