Desafio - Módulo VI
Citação de GenesioLopes em fevereiro 20, 2023, 6:51 pmEu vivi e senti na pele o mesmo drama de Ana. criei vários personagens em meu mundo de fantasias e nesse mundo destaquei-me como um "super ser". Esse mundo criado ajudou-me a vencer vários obstáculos . Creio que a esse mecanismo de "superação" seria o Edipo. Posteriormente houve o recalque em minha maneira de interpretar. Ficou na memória, os acontecimentos reais e os "acontecimentos" de fantasias. Foi muuuito apovarante.
Eu vivi e senti na pele o mesmo drama de Ana. criei vários personagens em meu mundo de fantasias e nesse mundo destaquei-me como um "super ser". Esse mundo criado ajudou-me a vencer vários obstáculos . Creio que a esse mecanismo de "superação" seria o Edipo. Posteriormente houve o recalque em minha maneira de interpretar. Ficou na memória, os acontecimentos reais e os "acontecimentos" de fantasias. Foi muuuito apovarante.
Citação de Gilmar dos Reis Magalhaes em fevereiro 21, 2023, 2:57 pmO afeto pode em dado momento ser transportado de um pensamento para outro ponto do inconsciente, na verdade Laura tem um sentimento que diz : meu irmão nao deveria estar aqui , obviamente não propsital.
O afeto pode em dado momento ser transportado de um pensamento para outro ponto do inconsciente, na verdade Laura tem um sentimento que diz : meu irmão nao deveria estar aqui , obviamente não propsital.
Citação de Gilmar dos Reis Magalhaes em fevereiro 21, 2023, 2:57 pmCitação de Gilmar dos Reis Magalhaes em fevereiro 21, 2023, 2:57 pmO afeto pode em dado momento ser transportado de um pensamento para outro ponto do inconsciente, na verdade Laura tem um sentimento que diz : meu irmão nao deveria estar aqui , obviamente não propsital.
Citação de Gilmar dos Reis Magalhaes em fevereiro 21, 2023, 2:57 pmO afeto pode em dado momento ser transportado de um pensamento para outro ponto do inconsciente, na verdade Laura tem um sentimento que diz : meu irmão nao deveria estar aqui , obviamente não propsital.
Citação de Keila Cristina Antoni em fevereiro 22, 2023, 2:56 amLaura criou um mecanismo de defesa “fantasia” negando a realidade exterior e substituindo por uma falsa realidade .Ao criar esta fantasia ela negou seu sentimento dificultando identificar q origem do impulso satisfazendo seu desejo , diminuindo o ciúme e a ansiedade o momento
Laura criou um mecanismo de defesa “fantasia” negando a realidade exterior e substituindo por uma falsa realidade .Ao criar esta fantasia ela negou seu sentimento dificultando identificar q origem do impulso satisfazendo seu desejo , diminuindo o ciúme e a ansiedade o momento
Citação de Marilaine Carneiro Policarpo da Silva em fevereiro 22, 2023, 2:38 pmLaura usa um mecanismo de defesa chamado fantasia com o objetivo de proporcionar uma satisfação ilusória que não é ou não pode ser obtida na vida real.
Laura usa um mecanismo de defesa chamado fantasia com o objetivo de proporcionar uma satisfação ilusória que não é ou não pode ser obtida na vida real.
Citação de Clarice Ferrari em fevereiro 22, 2023, 4:28 pmLaura cria uma mecanismo de defesa. Segundo o e-book6, seria a Projeção: é o ato de atribuir pensamentos, sentimentos e impulsos
intoleráveis para si mesmo a outra pessoa. Segundo Silva (2010, p. 4),“necessariamente, antes da projeção vem um mecanismo de negação, ou seja,uma forma de deslocamento que se dirige para fora e atribui a outra pessoa seus traços de caráter e desejos contra os quais existem objeções”
Laura cria uma mecanismo de defesa. Segundo o e-book6, seria a Projeção: é o ato de atribuir pensamentos, sentimentos e impulsos
intoleráveis para si mesmo a outra pessoa. Segundo Silva (2010, p. 4),“necessariamente, antes da projeção vem um mecanismo de negação, ou seja,uma forma de deslocamento que se dirige para fora e atribui a outra pessoa seus traços de caráter e desejos contra os quais existem objeções”
Citação de Aruana da Silva Ferreira em fevereiro 22, 2023, 6:17 pmPenso que Laura estaria usando mecanismo de negação, não aceitando a dor daquela situação que não compreendia ainda...
Penso que Laura estaria usando mecanismo de negação, não aceitando a dor daquela situação que não compreendia ainda...
Citação de Mariangela de Almeida em fevereiro 22, 2023, 10:14 pmLaura tem forte resistência em admitir que sente inveja do irmãozinho, ou seja, ela utiliza o mecanismo da NEGAÇÃO, para se defender de seus próprios pensamentos de inveja, pois ela tem consciência que sua mãe ou seus familiares talvez possam se entristecer com ela por se sentir assim, então lança mão de fantasiar outros pensamentos por não saber elaborar esse pequeno luto dentro de si, de que perdeu cem por cento da atenção dos pais, que vai precisar aprender a dividir tudo com esse irmão, mas principalmente atenção e amor dos pais.
Laura tem forte resistência em admitir que sente inveja do irmãozinho, ou seja, ela utiliza o mecanismo da NEGAÇÃO, para se defender de seus próprios pensamentos de inveja, pois ela tem consciência que sua mãe ou seus familiares talvez possam se entristecer com ela por se sentir assim, então lança mão de fantasiar outros pensamentos por não saber elaborar esse pequeno luto dentro de si, de que perdeu cem por cento da atenção dos pais, que vai precisar aprender a dividir tudo com esse irmão, mas principalmente atenção e amor dos pais.
Citação de Sergio Roberto da Silva em fevereiro 22, 2023, 11:36 pmLaura está se utilizado do mecanismo de defesa Negação: o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente.
Laura age provavelmente de forma inconsciente. Poderá ainda apresentar outro mecanismo que é a regressão.
Laura está se utilizado do mecanismo de defesa Negação: o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente.
Laura age provavelmente de forma inconsciente. Poderá ainda apresentar outro mecanismo que é a regressão.
Citação de Esther Karoline Aliprandini em fevereiro 23, 2023, 12:31 pmnota-se que o ego trabalha como mecanismo de intervenção.
nota-se que o ego trabalha como mecanismo de intervenção.