Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 37 of 137Next

Laura cria um mecanismo de defesa fantasiosa. Ela tenta ao máximo possível compensar suas insatisfações através de um universo totalmente paralelo aonde ela é magica e tem controle de tudo  e com isso no seu subconsciente ela tem o poder de ser mais importante que seu irmão por entender que ela não era importante pois a questão aqui o nível de atenção que as vezes seu irmão recebia devido a idade e necessidade maior, mas que para olhar de uma criança ainda era incompreensível

Acredito que ela se utilizou a dissociação , por fantasiar a possibilidade de resolução da sua histeria.

A insatisfação da criança ao se deparar que a uma outra pessoa em seu lugar,  a deixa confusa com seus sentimentos a perda.. não estamos preparados para perde isso deveria ser trabalhado em nós na infância, para Laura perde seu trono ou o lugar de destaque na vida de seus pais e realmente doloroso, uma mistura de insatisfaço, tristeza acredito que muitas crianças se ver nesta mesma situação em tempos atuais.

vejo o ego explicito ai

vejo o ego explicito ai

Ao usar mecanismos de defesa como negação, Laura usa fantasias para tentar eliminar seu desprazer com a realidade.

No caso de Laura, identifiquei  o mecanismo de defesa da imaginação e supressão, onde ela esta consciente  na criação da sua história imaginária de super poderes, para se desvincular do confronto de emoções e pensamentos que sente em relação ao seu irmão. Tenta no imaginário expressar que gostaria que aquela situação não existisse, ou se pudesse de alguma forma transformar, modificar aquela realidade.

Nesta situação, é possível observar que Laura ao mesmo tempo usa da negação e de uma identificação projetiva, onde, ao negar essa situação angustiante da perda da atenção dos pais, ela cria uma realidade paralela e cria um novo "eu", sendo este novo "eu" capaz de feitos mágicos. E ao criar esse novo eu, a partir do que ela mesma gostaria de ser, ela identifica-se com ele e assume essa persona como forma de aliviar a angústia que sente.

Ela tem criado mecanismo de defesa para o não enfrentamento das questões vivenciadas em seu passado ou infância.

O ego utiliza-se de um número limitado de defesas durante os períodos da vida, podendo escolher pra um, ora outro método. Acredito que neste caso a Repressão é o que melhor explica a situação, já que seu significado é o retirar algo do consciente, levando a para o inconsciente, ou seja mantendo distante alguma imagem ou percepção insuportável.

PreviousPage 37 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱