Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 40 of 159Next

O mecanismo que está sendo expresso no texto retirado do Livro de Anna Freud, O Ego e os Mecanismos de Defesa é a inversão, visto que o seu ego utilizou uma espécie de formação reativa contra o afeto, traindo ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão.

Laura está sublimando a inveja pela mágica.

Esse é um caso típico em que o ciúme , toma conta tá da racionalidade e afeto o mecanismo usado é o de defesa do consciente.

Laura, está usando um mecanismo de defesa conhecido como "fantasia". A fantasia é um mecanismo psicológico comum que envolve a criação de um mundo imaginário para escapar da realidade ou evitar sentimentos desagradáveis. No caso,  ela está usando a fantasia de ser mágica com poderes de transformação para lidar com seus sentimentos de ciúme em relação à irmão, recém-nascido. Essa fantasia pode ser uma forma saudável de lidar com as emoções difíceis, desde que não atrapalhe o desenvolvimento da criança. No entanto, se a fantasia se tornar uma forma de evitar lidar com os problemas reais ou interferir na capacidade da criança de se relacionar com os outros de maneira saudável, é sempre recomendável  buscar ajuda de um profissional de saúde mental para ajudar a criança a lidar com seus sentimentos de maneira mais adequada, no caso em tela o profissional precisa está atento as reações positivas  e/ou negativas no que pode ser útil a solução do sentimento dela em relação ao irmão e amenizar a dor sentida diante do novo que se apresenta. Resgatar o sentimento de que ela é tão querida e amada quanto o irmão que chegou...

 

 

É uma sublimação do sentimento inveja mascarado toda vez que sente esta inveja do irmão.  Porém ela transforma em magia para camuflar

laura esta tendo mecanismo de defesa e seu inconsciente age formação reativa

 

MECANISMO DE DEFESA FANTASIA nesse mecanismo de defesa consiste na criação de um sistema de vida paralela, que existe apenas na imaginação de quem o cria.

O mecanismo de defesa era de negação da realidade baseando-se no Requalque ao transformar a mesma em uma situação mais agradável e aceitável para ele mesma.

Ao se apresentar comoa  figura do magico ela trazia para si a capacidade de mudar tudo que lhe incomodava e usadondo essa figura podia reescrever s eventos que estão sendo apresentados.

No meu ponto de vista ela está sublimando o que sente, a rivalidade que ela sente e não quer sentir ela leva a uma imaginação, onde ela por ser ilusionista, controla as pessoas e retém todas as atenções.

No caso, Laura se transfere para um mundo imaginário criando um personagem com poderes para transformar o mundo em uma realidade onde ela tem domínio sobre tudo, transformando sua realidade que em sua concepção perde a atenção dos pais para um novo integrante da família, com isso em seu mundo de fantasia ela transforma tudo para uma realidade onde ela tem tudo sob controle, essa é a forma de defesa que Laura usa quando se sente com inveja ou ciúmes do seu irmão.

PreviousPage 40 of 159Next