Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 41 of 159Next

Na situação de Laura, o mecanismo de defesa é a fantasia onde ela como mágico, vive um mundo  só dela e pode ser como ela imagina, sem sofrimento e ciumes do irmão pois, ela é a pessoa mais importante onde tem toda atenção.

Laura estava manifestando uma resistência em expressar o impulso de inveja em relação a seu irmão recém-nascido durante as sessões de análise. Particularmente entendo que o mecanismo em questão que esteja  sendo expresso por Laura seja  a sublimação. Cuja a fórmula seria: Impulso/desejo instintivo + transformação em atividade socialmente aceitável = sublimação. Nesse caso, Laura está redirecionando seu impulso de inveja em relação a seu irmão para um jogo imaginário em que ela interpreta o papel de um mágico, transformando o mundo com seus gestos. Essa atividade não apenas dissipa sua inveja, mas também canaliza sua criatividade e energia em algo socialmente aceitável.

Para Freud, é um conflito interno onde a excitação propensa pelo desejo de estar no lugar do irmão, proprnsa ao recalcamento, cuja plataforma. O eu e constituído nesse sistema neural e impede a passagem dessa energia, quando a sofrimento oi satisfação, no caso a garotinha, faz uma sublimação no seu inconsciente pra obter uma "satisfação"

 

 

 

Na tentativa de não enfrentar a emoção ao ter que lidar com o ciúme e inveja do seu irmão recém nascido, Laura cria uma fantasia, preferindo ficar no seu "mundinho", criando assim um mecanismo de defesa, melhor fingir que ta tudo bem, e não expressar o que  está se passa por dentro.

Esse sentimento de inveja e ciumes de Laura em relação ao seu irmão esta  ligado ao complexo de Edipo.

Em esse caso eu acho que Laura esta em uma postura de defensa, motivo que ela sempre tive toda atenção de seus pais e agora tem outra pessoa que esta roubando dela essa atenção e por isso ela cria toda essa ilusão de ter poderes e faz isso quando tem uma tenção de outras pessoas. Casos como o de Laura são muito comum só que os pais não percebem isso câmbios.

Olá a todos.

Laura, como mecanismo de defesa, coloca o mágico como uma fantasia que vai lhe proporcionar um alivio em seu sentimento de inveja e ciúme. Vemos ai um movimento do Ego com traço de Negação (recusa consciente de perceber fatos que o perturbam),  mas também há algo de Repressão (Repreensão de afetos, desejos e ideias considerados perturbadores).

Grande abraço a todos.

 

O caso da Laura é bem típico no desenvolvimento quando um irmão mais novo chega. cada pessoa enfrenta esse momento de forma particular. Ela se protege com mecanismos de defesa, a melhor maneira de enfrentar conflitos e afetos, são inconscientes e podem desempenhar função adaptativa, mas podem ser patológicas. A menina reprime ( afasta do consciente ) o que lhe incomoda e, ainda para se proteger, nega essa realidade e cria uma ( que não existe) e, no caso,  mostra o desejo mudar a situação. O poderoso mágico, em seu imaginário, pode transformar tudo (e tb o incomodo, o irmão). Sabemos que o que é reprimido, não é esquecido, mas interfere em nossas atitudes e comportamentos. Ao fantasiar, a criança "muda" a situação e o desejo satisfeito, diminui a ansiedade, mesmo que temporariamente.

O mecanismo que está sendo expresso pela paciente é a repressão.Ela esta tentando reprimir o seu impulso de inveja em relação aos seu irmão recém nascido. A repressão é um dos principais mecanismos de defesa do ego que ajuda a proteger a mente da ansiedade e do conflito interno.

Para conseguir lidar com seus tormentos ela usa como mecanismo de defesa o imaginário para externar seus conflitos e sentimentos.

Pois a dramatização, a representatividade e o deslocamento alivia a dor e facilita a comunicação do que está na mente com o mundo externo.

PreviousPage 41 of 159Next