Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 44 of 159Next

Essa é uma questão que vem do complexo de édipo, já que a mesma passando por o período de latência , apareceu um irmãozinho recém nascido, despertando nela um sentimento de inveja .

Complexo Édipo assim chamado por Fred. É exatamente o que a sensação que o menino transmiti ao sentir ciúmes do irmão.

No caso de Laura foi identificado o ego muito abrangente que a leva aum caso de ciúmes exarssebado e a leva a um mundo de imaginações além das fronteiras de sua imaginação o que a deixa sem distinção de sua realidade externa.

O ciúme surge como um sinal de alerta, quando acreditamos que algo não está indo bem ou como desejamos. Pode ser um problema real ou estar presente apenas no imaginário. Só que faz parte do nosso instinto querer eliminar toda e qualquer ameaça que nos tornam inseguros, desprotegidos ou em desvantagem.

Orientações que devemos trabalhar com está situação:

  1. Ter apoio na chegada do novo bebê ...
  2. Deixar seu filho fazer parte da novidade. ...
  3. Explicar que ama os dois igualmente. ...
  4. Dar atenção exclusiva de vez em quando. ...
  5. Lembrar que o filho mais velho ainda é pequeno. ...
  6. Evitar comparar os irmãos. ...
  7. Exercitar a união entre os filhos. ...
  8. Valorizar a individualidade das crianças.

Estamos diante do Mecanismo de sublimação, um mecanismo de defesa que por ser maduro houve dificuldade de percepção até mesmo pelo terapêuta aonde Laura transforma seu impulso indesejoso algo menos prejudicial e aceitável pelos pais.

A criança agia como forma de defesa.

Laura usa o mecanismo de defesa de "Dissociação", para separar os sentimentos de inveja e ciúme de seu irmão.

Mecanismo de defesa: identificação

A identificação é um mecanismo de defesa que envolve o processo de assumir características ou comportamentos de outra pessoa ou grupo que são admirados ou vistos como desejáveis. Isso ocorre quando uma pessoa se identifica com outra ou grupo em uma tentativa de proteger a si mesma de sentimentos de inadequação ou insegurança.

No caso específico, Laura se identificou com um mágico que podia influenciar o mundo inteiro, buscando criar uma realidade em que ou o irmão não existisse ou que não representasse  perigo para ela. Porque na realidade o que Laura buscava combater era o risco de perder a atenção dos pais e como se verificava impotente quanto a isso, ela se identifica com um mágico com poderes para mudar essa realidade.

Na ânsia de "resolver" seu problema, diante do ciúme que sente do irmão recém nascido, Laura introspecta uma vivência em que ela tem a capacidade de dominar tudo, colocando-se no seu imaginário no papel de mágica.

No caso de Laura o ego usou o mecanismo de inversão ,uma forma de reação contra o afeto ,causando inveja do irmão recém-nascido.

Laura não conseguia admitir esta inveja contra seu irmão mas, ela estava lá agindo em seu  inconsciente.

PreviousPage 44 of 159Next