Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 5 of 123Next

A menina está está sofrendo um recalque uma vez que agora sua mãe tem dar mas atenção aos irmãos sentindo que perdeu seu colo seu peito seu carinho.

Com isso tenta chamar atenção com o jogo pra tentar voltar a atenção toda para si novamente.

Sentimento está ligado ao

Spoiler
édipo

Negação: ela não conseguia aceitar a presença de um indivíduo,  além dela própria.  Na análise,  ela criava a fantasia para esconder seus sentimentos.

Laura está na fase da latência, o que por si só já significa que está no estado da incógnita, do encoberto, do não-manifesto. Nessa fase a libido é impedida de se manifestar e os desejos sexuais não resolvidos da fase fálica não são atendidos pelo ego e são reprimidos pelo superego. O que leva a crer que Laura está usando o mecanismo de defesa da Repressão, nessa nova realidade onde tem um irmão recém chegado. Pois a medida que ela cria uma nova narrativa de fantasia sempre que o irmão pode ser objeto de ciúme ou inveja, ela mostra que prefere não encarar esse sentimento reprimindo-o forçosamente ao inconsciente, mantendo distante a  percepção insuportável. O que não impede que ela tenha seu comportamento influenciado pela emoção reprimida.

 

 

Luana, inconscientemente manifestava o mecanismo de defesa " deslocamento" os inpulcos de sentimentos de inveja que tinha do  seu irmão, deslocava para o papel de mágico.

Aparentemente Laura está com um comportamento narcísico no que tange a inveja e o ciúme, querendo assim, através da dissociação, criar um novo personagem para alterar a realidade para que seu Eu Ideal seja novamente amado.

Laura usava a sua imaginação para atrair atenção que não tinha desde o nascimento do irmão , trazendo tais atitudes como mecanismo de defesa como uma forma de diminuir seu sofrimento.Mesmo sendo sua criança , sabia definir quea situação não lhe fazia bem, mesmo sem entender o teor dessa desigualdade de afeto.Então agia de uma forma que pudesse voltar a se tornar única aos olhos de quem a admirava como criança.

Negação. Ao dificultar a manifestação da inveja e ciúmes, a criança tenta negar seu sentimento em relação ao irmão recém nascido. Ao realizar o jogo imaginário, ela alivia a tensão que sente pelo ciúmes e inveja.

Laura utiliza o mecanismo de defesa Fantasia, onde para substituir o que realmente sente ela cria um mundo totalmente paralelo e vive como se fosse um momento de alívio e mudança de alvo.

Laura teve seu mecanismo de defesa o inconsciente age de forma reativa.

PreviousPage 5 of 123Next