Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 4 of 123Next

boa tarde!

Laura está com suas emoções reprimidas devida a chegada de seu irmão, que indiretamente, involuntariamente tirou seu lugar, porém ao mesmo tempo nesse sonho com magico ela quer chamar a atenção, tendo o controle de seu mundo, e assim mudar o quadro de seu contexto na qual ela vive

Progressão é o ato de atribuir pensamentos, sentimentos e impulsos intoleráveis para si mesmo a outra pessoa. Considerando a história citada acima, Laura tinha inveja e ciúmes do irmão recém-nascido, demonstrando um comportamento indisciplinado e agressivo, que lhe causava muitos conflitos violentos. Ao ingressar na fase de latência, a situação de angústia e o conflito de consciência se tornavam cada vez mais agudos e seu ego tentou dominar tais impulsos de várias maneiras. Laura se torturava com auto-acusações e sentimentos de inferioridade, isso aconteceu durante toda a infância e adolescência, até atingir a idade adulta, onde fez tudo o que podia para colocar-se em desvantagem e lesar seus próprios interesses, abdicando de seus desejos e submetendo-se às exigências que lhe eram impostas por outras pessoas, tornando-se masoquista. A criança traquina e rebelde, que alimentava sentimento pérfidos contra as pessoas à sua volta, sofreu a metamorfose, convertendo-se em vítima de crueldade e perseguição.

O processo identificado ao meu ver é dissociação. O sentimento de inveja ou ciúmes sentido por Laula a respeito de seu irmão recém-nascido entra em conflito com o amor até então incompreendido que ela sente pelo irmão. E isso pode fazer com que ela entre em tal ansiedade que faz com que ela saia a realidade por alguns instantes.

Laura parece ultilizar-se dos mecanismos de negação e sublimação.

Negando sempre a inveja sentida em relação ao irmão, escondendo a todo o custo tal sentimento e sublimando ao criar o jogo de mágica.

Acredito que o mecanismo que laura usou inconscientemente, foi o mecanismo de defesa.

Ao se sentir trocada pelo seu irmão, ela cria uma ilusão para preencher o seu inconsciente, onde ela é a personagem central.  Preferiu se iludir que enfrentar a dor de ver seu espaço dividido

laura se enredou numa fantasia que a levava para um mundo que ela usou como mecanismo de defesa onde ela fugia desse confronto com a realidade.

A criança não entende muito bem os sentimentos dessa forma cria defesas que nem mesmo ela tem consciência dos atos dessa forma imagina e tem fantasias para tentar chamar a atenção pois não sabe ainda como expressar e lidar com os seus sentimentos.

identificação

Conforme Sigmund Freud, essa COMPLEXO DE ÉDIPO, em sua plenitude.  Os ciúmes do irmão recém-nascido, esses mesmos mecanismos inconscientes por dissociação.

PreviousPage 4 of 123Next